Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilva, Fábio Pinto dapt_BR
dc.contributor.authorTrarbach, Natalia Junqueirapt_BR
dc.date.accessioned2014-05-22T02:07:10Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95526pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo desenvolver um produto para sala de aula que auxilie a alfabetização. Ele consiste em três etapas: planejamento de projeto, projeto informacional e projeto conceitual. Na primeira etapa definiu-se os objetivos a serem alcançados e a metodologia adotada. Na segunda, buscou-se referencial teórico sobre o assunto e realizou-se pesquisas e entrevistas com profissionais da área. Desta forma, foi possível conhecer o público-alvo e elicitar suas necessidades a fim de gerar especificações para este projeto. Na terceira etapa definiu-se o projeto conceitual através da geração e seleção de alternativas. Ao final, desenvolveu-se um material escolar com versatilidade nas formas de uso (permitindo três formas diversas) e capaz de ser aplicado em qualquer série da alfabetização. O projeto concentra-se na exercitação das habilidades infantis e dá a liberdade para que o próprio professor estipule os temas e conceitos abordados. O produto foi validado e seus componentes e funcionamentos foram especificados e apresentados através de protótipos, imagens e desenhos técnicos.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to develop a product to assist literacy classes in the classroom. It consists of three stages : project planning , project informational and conceptual design. In the first step we defined the objectives to be achieved and the adopted methodology. In the second, we sought theoretical background on the subject and held research and interviews with professionals. Thus, it was possible to know the target audience and elicit their needs in order to generate specifications for this project. In the third step we defined the conceptual design through the generation and selection of alternatives. The final product have the versatility to allow three different ways of work and the capability to be used in any stage of literacy. The project focuses on drilling of infant skills and gives freedom to the teacher himself states the themes and concepts covered. The product has been validated and its components and operation rules were specified and presented through prototypes, images and technical drawings.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectDesign de produtopt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um produto para auxiliar a alfabetizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000917873pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Arquiteturapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationDesign de Produtopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples