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dc.contributor.advisorMexias, André Sampaiopt_BR
dc.contributor.advisorVignol, Maria Lídia Medeirospt_BR
dc.contributor.authorRamos, Elissa Figueiredopt_BR
dc.date.accessioned2014-05-22T02:07:02Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95516pt_BR
dc.description.abstractO vazamento de combustíveis fósseis, causados pela falta de manutenção nos tanques de armazenamento, tem gerado preocupação aos órgãos ambientais em relação à contaminação do solo e da água, principalmente nas áreas urbanas das grandes cidades. O risco associado a esse tipo de contaminação é devido à presença de algumas substâncias encontradas nos produtos derivados de petróleo e que apresentam toxicidade para os seres vivos e o meio ambiente. Dos combustíveis fósseis utilizados para abastecimento de veículos automotores, o diesel é o mais nocivo dentre eles, porque sua contaminação no solo é persistente e por conter compostos carcinogênicos. Embora, muitos estudos tem sido efetuados sobre a determinação dos parâmetros físicos do meio contaminado e da extensão das plumas de contaminação formadas por vazamento de combustíveis fósseis, poucos são os trabalhos encontrados que procuram entender as trocas químicas que ocorrem entre o contaminante e meio. Este estudo busca trazer uma contribuição para a compreensão dos processos físico-químicos envolvidos durante a contaminação por diesel em um solo urbano. Para esse efeito, foi simulada em laboratório, a contaminação por diesel S500 de um solo ácido da cidade de Porto Alegre. Foram escolhidas 3 amostras representativas dos horizontes solum, CR e saprólito de um perfil previamente caracterizado. Após realização do experimento, verificou-se que cada um desses horizontes apresentou comportamentos diferenciados em relação as velocidade de infiltração, capacidade de retenção de diesel no material contaminado e mudança na composição do diesel. A amostra representativa do horizonte saprolítico apresentou um comportamento ainda mais notável. Para esta amostra, houve formação de lentes argilosas ao longo do experimento, diminuição significativa da velocidade de infiltração do diesel, uma maior retenção de diesel e mudanças nos parâmetros densidade e composição do diesel. Correlacionou-se as alterações e comportamento diferencial da amostra à presença de haloisita, argilomineral do grupo das caulinitas.pt_BR
dc.description.abstractThe leak of fossil fuels, caused by lack of maintenance on storage tanks, has generated concern among environmental agencies with regard to contamination of soil and water, especially in urban areas of large cities. The risk associated with this type of contamination is due to the presence of some substances found in petroleum products and have toxicity to humains and the environment. Among the fossil fuels used for supply vehicles, diesel is the most harmful because of the soil contamination is persistent and contain carcinogenic compounds. Although many studies have been made on the determination of the physical parameters of the contaminated environment and the extent of contamination plumes formed by leakage of fossil fuels, there are few studies in seeking to understand the chemical changes that occur between the contaminant and the environment. This study seeks to make a contribution to the understanding of the physicochemical processes involved during the diesel contamination in urban soil. For this purpose, was simulated in the laboratory, contamination by diesel S500 an acid soil of Porto Alegre. Three representative samples of the solum horizons, CR and saprolite from a profile previously characterized were chosen. After the experiment, it was found that each of these horizons showed different behavior in relation to the rate of infiltration, retention capacity diesel contaminated material and the change in the composition of diesel. Sample 3, representative of the saprolite horizon had a more remarkable behavior. For this sample, were observed the formation of clay lenses during the experiment, a significant decrease in the rate of infiltration of diesel, greater diesel retention and changes in the parameters like density and diesel composition. Changes and differential behavior of the sample were correlated to the presence of halloysite, a clay mineral of the kaolinite group.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectContaminationen
dc.subjectGeologia ambientalpt_BR
dc.subjectSoilen
dc.subjectContaminação do solopt_BR
dc.subjectDieselen
dc.subjectCombustíveis fósseispt_BR
dc.subjectAlfissolen
dc.titleContaminação por diesel em argissolo vermelho-amareladopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000918198pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationGeologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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