A liberdade e o brincar : construções criativas de si e do mundo
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Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta escrita propõe-se a desenvolver uma reflexão a cerca do tema da liberdade dentro do contexto do Projeto A Casa dos Cata-ventos, da relação desta temática com o brincar, bem como com a dimensão ético-política de um trabalho ao mesmo tempo clínico e coletivo. Aborda-se o conceito de liberdade a partir das ideias de Michel Foucault, e, para isso, conta-se com os conceitos de ‘relações de saber/poder’, ‘jogos de verdade’ e o ‘Cuidado de si’. Propõe-se pensar o conceito do brincar, a forma como ...
Esta escrita propõe-se a desenvolver uma reflexão a cerca do tema da liberdade dentro do contexto do Projeto A Casa dos Cata-ventos, da relação desta temática com o brincar, bem como com a dimensão ético-política de um trabalho ao mesmo tempo clínico e coletivo. Aborda-se o conceito de liberdade a partir das ideias de Michel Foucault, e, para isso, conta-se com os conceitos de ‘relações de saber/poder’, ‘jogos de verdade’ e o ‘Cuidado de si’. Propõe-se pensar o conceito do brincar, a forma como o mesmo contribui nos processos de constituição psíquica da criança, assim como a relação do brincar com a possibilidade do sujeito se ver e se colocar no mundo de forma criativa e livre. Para tal reflexão, conta-se como principais referências teóricas os seguintes autores: Michel Foucault, Donald Winnicott e Françoise Dolto. ...
Abstract
This writing proposes to develop a reflection about the issue of freedom within the context of the Project The House of Pinwheels, the relationship of this issue with the playing, as well as the ethical-political dimension of a kind of work which is at the same time clinical and collective. It discusses the concept of freedom within the ideas of Michel Foucault, and therefore the concepts of ‘power / knowledge relations’, ‘battle for truth’, and ‘the care of the self’. It proposes to think the ...
This writing proposes to develop a reflection about the issue of freedom within the context of the Project The House of Pinwheels, the relationship of this issue with the playing, as well as the ethical-political dimension of a kind of work which is at the same time clinical and collective. It discusses the concept of freedom within the ideas of Michel Foucault, and therefore the concepts of ‘power / knowledge relations’, ‘battle for truth’, and ‘the care of the self’. It proposes to think the concept of playing, how it contributes in the process of psychic constitution of the child, as well as the relationship of the playing with the possibility of the subject to see and to put himself in the world in a creative and free way. The main theoretical references for this reflection are Michel Foucault, Donald Winnicott and Françoise Dolto. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia.
Coleções
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TCC Psicologia (438)
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