Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSchäfer, Eliane Dias Alvarezpt_BR
dc.contributor.authorOstermann, Fernandapt_BR
dc.date.accessioned2014-05-13T02:03:47Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1415-2150pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/95130pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar o impacto de um mestrado profissional em ensino de Física na vida profissional de seus alunos, a partir dos conceitos de saberes e de conhecimentos profissionais cunhados, respectivamente, por Tardif (2007) e Porlán; Rivero (1998). A pesquisa foi realizada de acordo com uma análise qualitativa e a discussão dos dados foi feita com base no pensamento sobre análise do discurso do filósofo russo Mikhail Bakhtin (2003). Uma das etapas da investigação foi a entrevista semiestruturada, realizada com vinte alunos em diferentes situações em relação ao curso. Os resultados sugerem que as ações envolvidas na prática pedagógica dos alunos desde a questão curricular, passando pelo planejamento, crenças e concepções, estão impregnadas de elementos do racionalismo técnico, os quais o curso de mestrado profissional não parece abalar.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to analyze the impact of a Professional Master’s in Physics Teaching in the professional life of their students throughout the concepts of knowledge and professional knowledge coined respectively by Tardif (2007) and Porlán and Rivero (1998). The investigation is qualitative, based on discourse analysis of Bakhtin (2003). One of the stages of the research presented here is based on semi-structured interviews conducted with twenty students in different situations in relation to the course. The findings suggest that the actions involved in the teaching practice of students concerning curriculum, planning, concepts and beliefs, are steeped in elements of the so called technical rationalism, which the Professional Master’s degree does not seem to shatter.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEnsaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 15, n. 2 (maio/ago. 2013), p. 87-103pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectMaster’s degreeen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectProfessional knowledgeen
dc.subjectAnálise do discursopt_BR
dc.subjectTeacher trainingen
dc.titleO impacto de um mestrado profissional em ensino de física na prática docente de seus alunos : uma análise bakhtiniana sobre os saberes profissionaispt_BR
dc.title.alternativeThe impact of a professional master in physics education in the teaching practice of the students : a bakhtinian analysis on professional knowledgeen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000913916pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples