Mostrar el registro sencillo del ítem
O impacto de um mestrado profissional em ensino de física na prática docente de seus alunos : uma análise bakhtiniana sobre os saberes profissionais
dc.contributor.author | Schäfer, Eliane Dias Alvarez | pt_BR |
dc.contributor.author | Ostermann, Fernanda | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-05-13T02:03:47Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1415-2150 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/95130 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem por objetivo analisar o impacto de um mestrado profissional em ensino de Física na vida profissional de seus alunos, a partir dos conceitos de saberes e de conhecimentos profissionais cunhados, respectivamente, por Tardif (2007) e Porlán; Rivero (1998). A pesquisa foi realizada de acordo com uma análise qualitativa e a discussão dos dados foi feita com base no pensamento sobre análise do discurso do filósofo russo Mikhail Bakhtin (2003). Uma das etapas da investigação foi a entrevista semiestruturada, realizada com vinte alunos em diferentes situações em relação ao curso. Os resultados sugerem que as ações envolvidas na prática pedagógica dos alunos desde a questão curricular, passando pelo planejamento, crenças e concepções, estão impregnadas de elementos do racionalismo técnico, os quais o curso de mestrado profissional não parece abalar. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aims to analyze the impact of a Professional Master’s in Physics Teaching in the professional life of their students throughout the concepts of knowledge and professional knowledge coined respectively by Tardif (2007) and Porlán and Rivero (1998). The investigation is qualitative, based on discourse analysis of Bakhtin (2003). One of the stages of the research presented here is based on semi-structured interviews conducted with twenty students in different situations in relation to the course. The findings suggest that the actions involved in the teaching practice of students concerning curriculum, planning, concepts and beliefs, are steeped in elements of the so called technical rationalism, which the Professional Master’s degree does not seem to shatter. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Ensaio (Belo Horizonte) : pesquisa em educação em ciências. Vol. 15, n. 2 (maio/ago. 2013), p. 87-103 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Master’s degree | en |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Professional knowledge | en |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Teacher training | en |
dc.title | O impacto de um mestrado profissional em ensino de física na prática docente de seus alunos : uma análise bakhtiniana sobre os saberes profissionais | pt_BR |
dc.title.alternative | The impact of a professional master in physics education in the teaching practice of the students : a bakhtinian analysis on professional knowledge | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000913916 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Ficheros en el ítem
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
-
Artículos de Periódicos (40305)Ciencias Exactas y Naturales (6158)