Autoria na escola : a escrita de lendas urbanas
View/ Open
Date
2013Author
Advisor
Academic level
Graduation
Subject
Abstract in Portuguese (Brasil)
No presente trabalho, busco aproximar, sob os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, as noções de autoria e ensino a partir da verificação de alguns indícios de autoria presentes em textos escolares. O corpus para essa análise foi selecionado entre textos produzidos por alunos de uma escola pública regular de Porto Alegre, durante meu período de estágio de docência, através do projeto Leitura e produção de Lendas Urbanas. Em um primeiro momento são discutidas as contribuições que a Análi ...
No presente trabalho, busco aproximar, sob os pressupostos teóricos da Análise do Discurso, as noções de autoria e ensino a partir da verificação de alguns indícios de autoria presentes em textos escolares. O corpus para essa análise foi selecionado entre textos produzidos por alunos de uma escola pública regular de Porto Alegre, durante meu período de estágio de docência, através do projeto Leitura e produção de Lendas Urbanas. Em um primeiro momento são discutidas as contribuições que a Análise do Discurso oferece para a reflexão sobre a noção da autoria. Em seguida, são exploradas as relações entre as práticas de ensino atuais e a emergência da autoria no tocante ao projeto de ensino. Conclui-se a discussão por meio da verificação desses indícios e das condições para a assunção da autoria nas aulas de escrita. ...
Abstract
In the present paper I seek to draw closer, under the theoretical assumptions of the Discourse Analysis, notions of authorship and teaching based on the examinations of authorship evidence present in school essays. The corpus for this analysis was selected among essays written by students of a regular public school of Porto Alegre during my teaching internship through the Reading and writing of Urban Legends project. In a first moment, the Discourse Analysis‟ contributions towards the discussio ...
In the present paper I seek to draw closer, under the theoretical assumptions of the Discourse Analysis, notions of authorship and teaching based on the examinations of authorship evidence present in school essays. The corpus for this analysis was selected among essays written by students of a regular public school of Porto Alegre during my teaching internship through the Reading and writing of Urban Legends project. In a first moment, the Discourse Analysis‟ contributions towards the discussion of the notion of authorship are brought into focus. Next, the relations between current teaching practice and the emerging of authorship regarding the teaching project are explored. Finally, the discussion brought forth through the examinations of theses evidences and the conditions to incorporate authorship in the writing classes concludes this paper. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Letras. Curso de Letras: Português e Literatura Portuguesa: Licenciatura.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License