Interpretação de charges e acessibilidade de contextos : uma abordagemem teoria da relevância
dc.contributor.advisor | Goldnadel, Marcos | pt_BR |
dc.contributor.author | Goulart, Paula Silvana Gama | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-05-07T02:04:44Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/94994 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho procura analisar o processo de compreensão de charges publicadas em jornal a partir do referencial teórico da Teoria da Relevância e faz uma reflexão sobre a influência de dois fatores envolvidos no processo de interpretação de textos, a acessibilidade de conteúdos e a complexidade inferencial. Para tanto, submete alunos de primeiro e terceiro ano do ensino médio de uma escola pública da cidade de Porto Alegre a um teste que solicita a explicitação da interpretação de quatro charges escolhidas a partir de dois critérios acessibilidade e complexidade inferencial, com as variantes mais ou menos acessível e mais ou menos complexo. Os resultados revelaram que a maior complexidade inferencial e a menor acessibilidade de suposições inferenciais dificultam a interpretação dos textos. Esses resultados, além de confirmarem as hipóteses construídas a partir do referencial teórico da Teoria da Relevância, sugerem caminhos possíveis para o aprimoramento das práticas de ensino da disciplina de língua portuguesa. | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta monografía busca analizar el proceso de viñetas publicadas en un periódico a partir del referencial teórico de la TR y hace una reflexión sobre la influencia de dos factores involucrados en el proceso de interpretación de textos, la accesibilidad de contenidos y la complejidad inferencial. Para tanto, somete alumnos de primer y tercer años de la enseñanza secundaria de una escuela pública ubicada en Porto Alegre a un test que requiere la explicación de la interpretación de cuatro viñetas elegidas a partir de de las variables accesibilidad y complejidad inferencial, con las variables más o menos accesible y más o menos compleja. Los resultados revelaron que la mayor complejidad inferencial y la menor accesibilidad de suposiciones inferenciales dificultan la interpretación de los textos. Esos resultados, además de confirmaren las hipótesis construidas a partir del referencial teórico de la Teoría del Relevancia, sugieren caminos posibles para la mejoría de las prácticas de enseñanza de la asignatura de lengua portuguesa. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Charge | pt_BR |
dc.subject | Viñetas | es |
dc.subject | Teoría de la relevancia | es |
dc.subject | Teoria da relevância | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Enseñanza | es |
dc.title | Interpretação de charges e acessibilidade de contextos : uma abordagemem teoria da relevância | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000916469 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Letras | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Letras: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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