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dc.contributor.advisorBulla, Gabriela da Silvapt_BR
dc.contributor.authorBorges, Fancy Jardimpt_BR
dc.date.accessioned2014-05-07T02:04:36Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/94973pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa tem por objetivo verificar e responder como ensinar gramática no contexto de um projeto de aprendizagem orientado pela perspectiva sociointeracionista da linguagem. Para responder tal questionamento, juntamente com outras quatro colegas bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência , elaborei um projeto de ensino-aprendizagem sobre contos de literatura africana. Tal projeto, orientado pela concepção interacionista da linguagem, foi desenvolvido com alunos participantes das oficinas do P.I.B.I.D. na E.E.E.F Padre Balduíno Rambo, localizada na periferia de Porto Alegre. Para compor essa pesquisa, durante o desenvolvimento do projeto de ensino-aprendizagem foram gerados os dados analisados nessa pesquisa. Nesse trabalho, os dados utilizados são analisados a fim de apresentar como na prática docente é possível unir a teoria á prática de ensino de língua portuguesa e, desse modo, levar o aluno a refletir sobre a língua em uso e não apenas decorar regras que não fazem sentido no seu cotidiano.pt_BR
dc.description.abstractQuesta ricerca ha intenzioni di verificare e rispondere come insegnare grammatica nel contesto di un progetto di apprendimento diretto dal punto di vista socio-interazionista del linguaggio. Per rispondere a questa domanda, insieme ad altri quattro compagne partecipante del “Programa Intitucional de Iniciação à Docência”, ho elaborato un progetto di insegnamento e di apprendimento su racconti di letteratura africana . Il progetto , guidato dalla visione interazionista del linguaggio è stato sviluppato con gli studenti partecipanti P.I.B.I.D. nella Scuola Elementare Padre Balduíno Rambo, che si trova alla periferia di Porto Alegre. Per comporre questa ricerca, durante lo sviluppo del progetto di insegnamento e di apprendimento sono stati generati i dati analizzati in questo studio. In questo lavoro, i dati vengono analizzati in modo da presentare come la pratica docente può collegare la teoria alla pratica di insegnamento del Portoghese e, quindi, portare lo studente a riflettere sul linguaggio in uso e non solo memmorizzare le regole che non lo fanno senso nella vostra vita quotidiana.it
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectPratica docenteit
dc.subjectInsegnamento di portogheseit
dc.subjectEnsino de língua portuguesapt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectGrammaticait
dc.titleTudo muito lindo, mas e na prática? o ensino de gramática na prática orientada pela perspectiva sociointeracionista de linguagempt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000917137pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Português e Italiano: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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