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dc.contributor.authorLima, Erimara Dall'Agnol dept_BR
dc.contributor.authorFleck, Caren Schlottfeldtpt_BR
dc.contributor.authorBorges, Januário José Vieirapt_BR
dc.contributor.authorCondessa, Robledo Lealpt_BR
dc.contributor.authorVieira, Silvia Regina Riospt_BR
dc.date.accessioned2014-04-30T01:52:14Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn0103-507Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/94861pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Avaliar a efetividade de uma intervenção educacional na adesão dos profissionais da saúde às recomendações técnicas de aspiração traqueobrônquica em pacientes internados na unidade de terapia intensiva. Métodos: Estudo quasi-experimental, com avaliação da adesão dos profissionais da unidade de terapia intensiva às recomendações da técnica de aspiração traqueobrônquica, em pacientes internados na unidade de terapia intensiva, antes e após uma intervenção educacional teórico- prática. As comparações foram feitas com teste do qui-quadrado e foi utilizado o nível de significância de p<0,05. Resultados: Foram observados 124 procedimentos, pré e pós-intervenção. Verificou-se aumento da adesão em: utilização de equipamento para proteção individual (p=0,01), cuidado com a abertura da embalagem do cateter (p<0,001), uso de luva estéril na mão dominante para retirada do cateter (p=0,003), contato da luva estéril apenas com o cateter (p<0,001), realização de movimentos circulares durante a retirada do cateter (p<0,001), cateter envolto na luva estéril no final do procedimento (p=0,003), utilização de água destilada, aberta no início do procedimento, para lavagem do látex de conexão (p=0,002), descarte do restante do conteúdo de água destilada ao final do procedimento (p<0,001) e realização do conjunto dos procedimentos da técnica de aspiração (p<0,001). Conclusão: Houve baixa adesão dos profissionais de saúde às medidas preventivas de infecção hospitalar, indicando a necessidade de implantação de estratégias educativas. A intervenção educativa utilizada mostrou-se efetiva para melhorar a adesão às recomendações da técnica de aspiração traqueobrônquica.pt_BR
dc.description.abstractObjective: To evaluate the effectiveness of an educational intervention on healthcare professionals’ adherence to the technical recommendations for tracheobronchial aspiration in intensive care unit patients. Methods: A quasi-experimental study was performed to evaluate intensive care unit professionals’ adherence to the tracheobronchial aspiration technical recommendations in intensive care unit patients both before and after a theoretical and practical educational intervention. Comparisons were performed using the chi-square test, and the significance level was set to p<0.05. Results: A total of 124 procedures, pre- and postintervention, were observed. Increased adherence was observed in the following actions: the use of personal protective equipment (p=0.01); precaution when opening the catheter package (p<0.001); the use of a sterile glove on the dominant hand to remove the catheter (p=0.003); the contact of the sterile glove with the catheter only (p<0.001); the execution of circular movements during the catheter removal (p<0.001); wrapping the catheter in the sterile glove at the end of the procedure (p=0.003); the use of distilled water, opened at the start of the procedure, to wash the connection latex (p=0.002); the disposal of the leftover distilled water at the end of the procedure (p<0.001); and the performance of the aspiration technique procedures (p<0.001). Conclusion: There was a low adherence by health professionals to the preventive measures against hospital infection, indicating the need to implement educational strategies. The educational intervention used was shown to be effective in increasing adherence to the technical recommendations for tracheobronchial aspiration.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de terapia intensiva. Rio de Janeiro. Vol. 25, n. 2 (2013), p. 115-122pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducationen
dc.subjectUnidades de terapia intensivapt_BR
dc.subjectAssistência ao pacientept_BR
dc.subjectTrainingen
dc.subjectPrecautionen
dc.subjectSucçãopt_BR
dc.subjectCapacitaçãopt_BR
dc.subjectRespiratory aspirationen
dc.subjectAspiração respiratóriapt_BR
dc.subjectSuctionen
dc.subjectPatient careen
dc.subjectIntensive care unitsen
dc.titleEfeitos de intervenção educativa na adesão às recomendações técnicas de aspiração traqueobrônquica em pacientes internados na unidade de terapia intensivapt_BR
dc.title.alternativeEffects of educational intervention on adherence to the technical recommendations for tracheobronchial aspiration in patients admitted to an intensive care unit en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000898514pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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