Concepções relativas à dualidade onda-partícula : uma investigação na formação de professores de física
Visualizar/abrir
Data
2009Tipo
Outro título
Misconceptions about wave-particle duality : a research performed on a physics teacher preparation course
Assunto
Resumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre as concepções de futuros professores de física acerca da dualidade onda-partícula. Para tanto, foi necessário elaborar, validar e aplicar um instrumento constituído de 16 questões objetivas envolvendo o efeito fotoelétrico, o experimento de dupla-fenda e o interferômetro de Mach- Zehnder. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes tem dificuldades em reconhecer em quais situações os objetos quânticos (fótons e elétrons) a ...
Este trabalho apresenta os resultados de uma investigação sobre as concepções de futuros professores de física acerca da dualidade onda-partícula. Para tanto, foi necessário elaborar, validar e aplicar um instrumento constituído de 16 questões objetivas envolvendo o efeito fotoelétrico, o experimento de dupla-fenda e o interferômetro de Mach- Zehnder. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes tem dificuldades em reconhecer em quais situações os objetos quânticos (fótons e elétrons) apresentam um comportamento tipicamente corpuscular ou ondulatório. ...
Abstract
Contido em
Revista electrónica de enseñanza de las ciencias. Ourense. Vol. 8, no. 1 (2009), p. 366-386
Origem
Estrangeiro
Coleções
-
Artigos de Periódicos (41542)Ciências Exatas e da Terra (6257)
Este item está licenciado na Creative Commons License