A percepção do bailarino de dança contemporânea sobre "ser bailarino"
dc.contributor.author | Haas, Aline Nogueira | pt_BR |
dc.contributor.author | Carrasco, Bruna Nascimento | pt_BR |
dc.contributor.author | Bevilacqua, Martina | pt_BR |
dc.contributor.author | Gonçalves, Ângela Cristina Bugs | pt_BR |
dc.contributor.author | Ketzer, Gabriel de Negreiros | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-04-16T01:52:30Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/94439 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este artigo tem como objetivo analisar a percepção do bailarino de dança contemporânea com relação a “ser bailarino” e identificar as implicações de ser bailarino na sociedade atual. Ele apresenta considerações resultantes de uma investigação de campo, descritiva e de cunho qualitativo. Os sujeitos de pesquisa foram sete bailarinos que atuam profissionalmente na área da dança contemporânea na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Verificamos que a tendência da sociedade atual é não aceitar primeiramente a profissão de bailarino, tratando-se de um indivíduo do gênero masculino, mas depois do reconhecimento dessa atividade, tanto sociedade, quanto família e ciclo de amizades aprovam essa profissão e orgulham-se dos homens bailarinos. Os bailarinos entrevistados enfatizam o amor pela dança e pela sua profissão, na qual, apesar das dificuldades iniciais e dos preconceitos, sentem-se realizados profissionalmente. | pt_BR |
dc.description.abstract | The goals of the study are to analyze contemporary dancers‟ perceptions‟ in relation “to being a dancer" and to identify the implications of being a "dancer" in today‟s society This article presents considerations resulting from a field investigation, descriptive and qualitative nature. The subjects were seven dancers who work professionally in the field of contemporary dance in the city of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. We verified that today‟s society tendency is, initially, not to accept dancer as profession in the case of a male individual. But after the recognition of this activity, the society, the family and the circle of friends approve this profession and are proud of these male dancers. The interviewed dancers emphasized their love for dance and the profession, in which, despite initial difficulties and prejudices, they feel professionally fulfilled. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Cena: Dossiê Dança em Desdobramentos. Porto Alegre: Instituto de Artes/UFRGS, 2011. [15 f.] | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Contemporary dance | en |
dc.subject | Dança contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Dancer | en |
dc.subject | Gender | en |
dc.subject | Body | en |
dc.title | A percepção do bailarino de dança contemporânea sobre "ser bailarino" | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000826157 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (39708)Ciências da Saúde (10620)