Construindo masculinidades : uma análise de elementos curriculares do Instituto Parobé sob a perspectiva de gênero (1906-1930)
Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise de gênero acerca de alguns elementos do currículo escolar do Instituto Parobé, inicialmente denominado Instituto Technico Profissional. Para tanto, foram consultadas todas as fontes ainda restantes nessa instituição e que correspondessem desde o período de sua fundação até o final da chamada primeira República, em 1930. Assim, os principais documentos utilizados consistiram em Relatórios produzidos pela Escola de Engenharia de Porto Alegre, e ...
Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise de gênero acerca de alguns elementos do currículo escolar do Instituto Parobé, inicialmente denominado Instituto Technico Profissional. Para tanto, foram consultadas todas as fontes ainda restantes nessa instituição e que correspondessem desde o período de sua fundação até o final da chamada primeira República, em 1930. Assim, os principais documentos utilizados consistiram em Relatórios produzidos pela Escola de Engenharia de Porto Alegre, entidade a que o Instituto era vinculado. Finalmente, considerando que propósito do Instituto era a instrução de ofícios a jovens e adultos homens, será analisado de que maneira a formação moral, bem como os exercícios físicos e cuidados com o corpo podem incutir sobre os estudantes um ideal de masculinidade a ser executado através da neutralidade da formação do aluno. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de História: Licenciatura.
Coleções
-
TCC História (789)
Este item está licenciado na Creative Commons License