Entre o material e o abstrato : manipular o imaginário estudantil para aprendizagem de química orgânica
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Este Trabalho aborda a elaboração de metodologias e materiais acessíveis para a aprendizagem de aspectos da Química Orgânica a serem utilizados em Turmas de Inclusão com estudantes deficientes visuais. Mesmo com a consolidação de leis e políticas que normatizam a inclusão de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades desde a década de 90, na área do Ensino de Química ainda existem poucos estudos, sendo que sua abordagem no curso de licenciatura também é ...
Este Trabalho aborda a elaboração de metodologias e materiais acessíveis para a aprendizagem de aspectos da Química Orgânica a serem utilizados em Turmas de Inclusão com estudantes deficientes visuais. Mesmo com a consolidação de leis e políticas que normatizam a inclusão de pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades desde a década de 90, na área do Ensino de Química ainda existem poucos estudos, sendo que sua abordagem no curso de licenciatura também é escassa. Relato como surgiu a ideia de trabalhar com pessoas com Deficiência Visual e os caminhos que percorri para a construção do estudo, assim como as adequações que se fizeram necessárias para seu desenvolvimento. Esta é uma Pesquisa Qualitativa Participante, na qual utilizei como instrumento de coleta de dados a Observação Participante e Entrevista Semiestruturada, além da escrita reflexiva, que me oportuniza um olhar diferenciado sobre o estudo. As práticas foram realizadas na Totalidade Seis da Educação de Jovens e Adultos de uma escola municipal de Porto Alegre com dois estudantes Deficientes Visuais na qual, através de uma oficina, pude desenvolver estratégias de abordagem da Química Orgânica, de modo que se configurou uma Educação Química Inclusiva, gerando a reflexão sobre novas adequações que se mostraram necessárias a partir de sua análise. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Química. Curso de Química: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Química (611)
Este item está licenciado na Creative Commons License