Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorKaufmann, Cristinept_BR
dc.contributor.authorBalen, Bruna Portopt_BR
dc.date.accessioned2014-03-25T01:50:14Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88866pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo geral compreender os sentidos acionados pelos funcionários do Banco De Lage Landen Brasil sobre a campanha de sustentabilidade realizada pela comunicação interna durante a semana do meio ambiente do ano de 2013. Os principais referenciais teóricos para o estudo permeiam o conceito de sustentabilidade, de comunicação organizacional, de comunicação interna e tratam a problematização da noção de sustentabilidade no âmbito da comunicação organizacional. A metodologia consiste em pesquisa qualitativa através de entrevistas semiestruturadas e análise de conteúdo – proposta por Bandin (1977). Foram entrevistados dez funcionários do Banco De Lage Landen Brasil para que fosse possível responder o problema e os objetivos de pesquisa. O estudo envolve a compreensão das percepções dos entrevistados sobre a campanha realizada na semana do meio ambiente, sobre os pilares da sustentabilidade do De Lage Landen, sobre a relação desses pilares com a campanha e, ainda, sobre o conceito de sustentabilidade. Após a análise, verificou-se que a campanha foi considerada produtiva e pertinente; que a comunicação interna tem o importante papel de conscientizar os funcionários da organização com relação à sustentabilidade, porém que este assunto precisa ser trabalhado com uma proposta mais interativa e com uma frequência maior; e que a divulgação da campanha poderia ter uma comunicação verbal, com mais diálogo entre os funcionários. Os entrevistados, em sua maioria, conhecem algumas práticas de sustentabilidade do banco, porém não se recordam de todos os pilares da sustentabilidade do De Lage Landen. Por fim, a sustentabilidade tende a ser vista como um valor periférico para a maioria dos pesquisados.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectComunicação internapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.titleA sustentabilidade nas ações da comunicação interna: análise das percepções dos funcionários sobre a campanha da semana do meio ambiente de 2013 do Banco De Lage Landen Brasil, com sede em Porto Alegre -RSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBaldissera, Rudimarpt_BR
dc.identifier.nrb000912838pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples