Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMuller, Karla Mariapt_BR
dc.contributor.authorPrado, Nathalia Nunes dopt_BR
dc.date.accessioned2014-03-25T01:50:14Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88865pt_BR
dc.description.abstractA vida é composta de etapas, sendo uma delas a morte. No entanto, falar deste último momento, que para muitos é considerado uma despedida definitiva do mundo dos vivos sem possibilidade de retorno, ainda é um assunto difícil de ser debatido, embora faça parte do destino de todos. As funerárias são as instituições responsáveis por todos os trâmites que envolvem o adeus aos indivíduos, fazendo uso de uma comunicação estratégica para que o diálogo com os públicos possa ser efetivo. O Grupo Mathias, rede de assistência funeral localizado na cidade de Porto Alegre é uma destas organizações, que há 48 anos, presta este serviço à sociedade, através dos seus quatro empreendimentos funerários, as empresas Perez, Nossa Senhora Aparecida, Passo da Areia e Jardim da Paz. Tendo em vista este panorama, o presente trabalho tem como objetivo detectar quais são as estratégias comunicacionais do Grupo Mathias e dos seus estabelecimentos. Para tal, será utilizada a metodologia de Estudo de Caso, sendo desenvolvida Análise Interpretativa nos materiais de comunicação que compõe o corpus desta monografia. Com base nas análises desenvolvidas, pode-se concluir que a principal estratégia diz respeito à forma como o Grupo pretende ser visto, considerando que é a partir do posicionamento assumido ora enquanto rede, ora como uma de suas funerárias, que as práticas comunicacionais são desenvolvidas.pt_BR
dc.description.abstractLife is made up of stages, one of them being death. However, when speaking of this stage, which for many is considered a final farewell to the world of living with no possibility of return, is still a difficult issue to be discussed, although it is part of everyone’s destiny. Funeral homes are the institutions responsible for all procedures involving farewell to individuals, making use of strategic communication to make the dialogue with the public effective. Mathias Group, a network of funeral care in the city of Porto Alegre is one of these organizations, which for 48 years, provides this service to society through its four funeral ventures firms Perez, Nossa Senhora Aparecida, Passo da Areia and Jardim da Paz. Given this background, this paper aims to detect the communicative strategies of the Group Mathias and its establishments. To do this, the case study methodology will be used; an Analysis Interpretative communication material will be developed to make up the corpus of this monograph. Based on the analysis undertaken, it can be concluded that the main strategy relates to how the Group intends to be seen, considering that it is from the position taken herein as a network, or as one of its funeral houses, the communication practices are developed .en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectEstratégia de comunicaçãopt_BR
dc.subjectEmpresa funeráriapt_BR
dc.subjectCommunicative strategiesen
dc.subjectFunenary segmenten
dc.subjectMathias groupen
dc.titleDesvendando as estratégias comunicacionais no segmento funerário: o Grupo Mathiaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000912836pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Relações Públicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples