As diversas faces da relação entre a biblioteca escolar e o incentivo à leitura
Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Esta pesquisa aborda o incentivo à leitura nas bibliotecas escolares e emprega um estudo de caso para verificar de que forma o incentivo pode acontecer neste ambiente. No referencial teórico, discorre sobre a leitura no contexto da escola, a missão e os objetivos da biblioteca escolar, a biblioteca escolar como ambiente de incentivo à leitura, mediação de leitura, e atuação do bibliotecário. Como instrumentos de coleta de dados, utiliza a observação participativa e a entrevista semiestruturada, ...
Esta pesquisa aborda o incentivo à leitura nas bibliotecas escolares e emprega um estudo de caso para verificar de que forma o incentivo pode acontecer neste ambiente. No referencial teórico, discorre sobre a leitura no contexto da escola, a missão e os objetivos da biblioteca escolar, a biblioteca escolar como ambiente de incentivo à leitura, mediação de leitura, e atuação do bibliotecário. Como instrumentos de coleta de dados, utiliza a observação participativa e a entrevista semiestruturada, realizadas com uma bibliotecária, um técnico em Biblioteconomia, uma professora, e cinco crianças de uma escola particular de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Conclui que as formas de incentivo à leitura que podem ser realizadas em uma biblioteca escolar são a organização do espaço físico de acordo com as características dos usuários, a promoção de atividades de cunho literário, a atuação do bibliotecário, o trabalho conjunto com o corpo docente e a interação com os demais setores da escola. ...
Abstract
This research approaches the reading incentive at school libraries and applies a case study to verify how this incentive could happen in this environment. On the theoretical references section, it discourses about reading in the school context, the mission and objectives of the school library, the school library as an incentive environment, reading mediation, and the presence of the librarian. As data collecting methods, it employs participant observation and semi structured interview, and incl ...
This research approaches the reading incentive at school libraries and applies a case study to verify how this incentive could happen in this environment. On the theoretical references section, it discourses about reading in the school context, the mission and objectives of the school library, the school library as an incentive environment, reading mediation, and the presence of the librarian. As data collecting methods, it employs participant observation and semi structured interview, and included one librarian, one Librarianship technician, one teacher, and five children of a private school in Porto Alegre, Rio Grande do Sul. It concludes that the ways that reading incentive could happen in a school library are: the environment organization according to the characteristics of the library users, the literary activities promotion, the librarian presence, librarians and teachers working together and the interaction with the other school sectors. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (816)
Este item está licenciado na Creative Commons License