Normalização de trabalhos acadêmicos: uma análise dos serviços oferecidos por bibliotecas da UFRGS
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Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Analisa os manuais de normalização de trabalhos acadêmicos das bibliotecas dos cursos de Biblioteconomia, Ciências Econômicas, Engenharia de Materiais, Letras, Ciência da Computação, Ciências Jurídicas e Sociais, Medicina Veterinária e Odontologia da UFRGS, do ponto de vista das normas NBR 6023, NBR 6024, NBR 6027, NBR 6028, NBR 10520, NBR 14724 e das Normas de Apresentação Tabular do IBGE e verifica como são oferecidos os serviços de normalização nessas bibliotecas. Apresenta revisão de litera ...
Analisa os manuais de normalização de trabalhos acadêmicos das bibliotecas dos cursos de Biblioteconomia, Ciências Econômicas, Engenharia de Materiais, Letras, Ciência da Computação, Ciências Jurídicas e Sociais, Medicina Veterinária e Odontologia da UFRGS, do ponto de vista das normas NBR 6023, NBR 6024, NBR 6027, NBR 6028, NBR 10520, NBR 14724 e das Normas de Apresentação Tabular do IBGE e verifica como são oferecidos os serviços de normalização nessas bibliotecas. Apresenta revisão de literatura acerca de trabalhos acadêmicos, normalização e o papel das bibliotecas universitárias diante desse contexto. Emprega abordagem qualitativa e utiliza formulários como instrumentos de coleta de dados dos manuais e entrevistas semiestruturadas com base em um roteiro como instrumento de coleta dos dados dos serviços de normalização das bibliotecas. Com relação ao serviço de normalização, observam-se estruturas bastante diferentes nas bibliotecas estudadas. Considera os manuais bem estruturados de modo geral, e faz algumas ressalvas para alguns elementos que requerem maior atenção nas orientações aos alunos, como os resumos, as citações e as referências. Identifica, por meio da comparação com estudos anteriores, que algumas orientações contidas nos manuais não foram observadas pelos alunos e, em outros casos, alguns erros encontrados nos manuais condizem com as incorreções apresentadas nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC). Em vista disso, chama a atenção para alguns detalhes que estão em desacordo com as normas da ABNT. Conclui que o trabalho em conjunto entre professores e bibliotecários pode contribuir positivamente para a conscientização dos alunos na normalização de seus TCC. Sugere maior divulgação dos serviços de normalização de trabalhos acadêmicos, bem como da importância dessa padronização para a divulgação da produção acadêmica e científica. ...
Abstract
It analyzes standardization handbooks of academic papers from libraries of some courses from UFRGS like Librarianship, Economics, Materials Engineering, Linguistics, Computer Science, Law, Veterinary Medicine and Dentistry from the point of view of rules NBR 6023 , NBR 6024 , 6027 NBR , NBR 6028 , NBR 10520 , NBR 14724 and Normas de Apresentação Tabular from IBGE and checks how they offer the standardization services in those libraries. It presents a literature review of academic papers, standa ...
It analyzes standardization handbooks of academic papers from libraries of some courses from UFRGS like Librarianship, Economics, Materials Engineering, Linguistics, Computer Science, Law, Veterinary Medicine and Dentistry from the point of view of rules NBR 6023 , NBR 6024 , 6027 NBR , NBR 6028 , NBR 10520 , NBR 14724 and Normas de Apresentação Tabular from IBGE and checks how they offer the standardization services in those libraries. It presents a literature review of academic papers, standardizing and, on this context, the function of academic. It use the qualitative method as well as formularies as an instrument for collecting data from manuals and semi-structured interviews based on a script as an instrument of collect data for library standardization services. Related to standardization services it is possible to observe a quite different structures in these libraries. It considers well-structured manuals, from a generally view, and makes some observations to several elements which requires further attention in order to guide the students, such as abstracts, quotes and references. Identifies, in comparison with previous studies that some guidelines contained in the manuals were not observed by the students and, in other cases, several mistakes found in manuals meets the inaccuracies presented in final papers. Therefore, draws attention to some details which are in disagreement with ABNT rules. Concludes that professors and librarians can work together to contribute positively for the conscientization of students in order to standardize final papers. It suggests further dissemination of standardizations services in academic papers, as well as the importance of standardization for the disclosure of academic and scientific production. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
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TCC Biblioteconomia (816)
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