E-Books e leitura digital: um estudo de caso
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A evolução da escrita e do livro, contextualizando: a evolução da escrita; a leitura e a leitura digital; a invenção da imprensa; o livro tradicional e o eletrônico, os equipamentos leitores, os nativos digitais e as gerações X, Y e Z, os direitos autorais e as editoras, as bibliotecas e sua relação com os livros eletrônicos. Tem por objetivo geral analisar como os alunos da Escola de Engenharia da UFRGS usam a informação digital em seus estudos acadêmicos e em atividades de lazer. Adota a meto ...
A evolução da escrita e do livro, contextualizando: a evolução da escrita; a leitura e a leitura digital; a invenção da imprensa; o livro tradicional e o eletrônico, os equipamentos leitores, os nativos digitais e as gerações X, Y e Z, os direitos autorais e as editoras, as bibliotecas e sua relação com os livros eletrônicos. Tem por objetivo geral analisar como os alunos da Escola de Engenharia da UFRGS usam a informação digital em seus estudos acadêmicos e em atividades de lazer. Adota a metodologia quali-quantitativa, caracterizando-se como uma pesquisa aplicada, de cunho exploratório, tendo como objeto de pesquisa os usuários da Biblioteca Elyseu Paglioli – BIBENG, da Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Utiliza como método o estudo de caso, adotando como instrumento de pesquisa o questionário. Os dados mostram que, apesar do crescente uso da informação em meio digital e consequentemente o aumento de leitores de e-books, a preferência ainda é sobre o livro impresso. A pesquisa conclui que o livro impresso vai conviver muito tempo com o digital que, por sua vez, gradualmente deverá conquistar os leitores, porém isso vai acontecer pacificamente e ambos deverão conviver harmoniosamente nos próximos anos, como aconteceu com o volumen e o codex. ...
Abstract
The evolution of writing and the book, contextualizing: the evolution of writing, reading and digital reading, the invention of printing, traditional books and electronic readers devices, digital natives and the X, Y and Z generations, the copyright and publishers, libraries and its relationship with electronic books. Has the objective to analyze how students of the School of Engineering at UFRGS use digital information in their academic studies and in leisure activities. Adopts the qualitative ...
The evolution of writing and the book, contextualizing: the evolution of writing, reading and digital reading, the invention of printing, traditional books and electronic readers devices, digital natives and the X, Y and Z generations, the copyright and publishers, libraries and its relationship with electronic books. Has the objective to analyze how students of the School of Engineering at UFRGS use digital information in their academic studies and in leisure activities. Adopts the qualitative-quantitative methodology, characterized as an applied research, exploratory, and as a research library users Elyseu Paglioli - BIBENG , School of Engineering, Federal University of Rio Grande do Sul used as the method case study, adopting as a research tool the questionnaire. The data show that, despite the increasing use of digital information and consequently the increase of e-book readers, the preference is still on the printed book. The research concludes that the printed book will live long with digital that, in turn, should gradually gain readers, but it will happen peacefully and both should coexist harmoniously in the coming years, as happened with the volumen, and codex. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação. Curso de Biblioteconomia.
Coleções
-
TCC Biblioteconomia (816)
Este item está licenciado na Creative Commons License