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dc.contributor.advisorPrimo, Alessandra Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorFerreira, Lisiane Ramospt_BR
dc.date.accessioned2014-03-20T01:48:53Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88694pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo discutir o papel das redes sociais na difusão de informações nas campanhas de marketing viral. Para que isso seja possível, analisou-se os conceitos de marketing viral e memes e sua apropriação no universo publicitário, através, principalmente, do uso dos sites de redes sociais na internet para a divulgação de mensagens e propagação de ideias de forma rápida e de baixo custo. Para isto, foi construída uma argumentação entre a visão mercadológica de ambos os conceitos e a visão acadêmica. Para exemplificar a apropriação dos memes para fins publicitários foi realizada uma análise de caso da utilização feita pela montadora Mercedes-Benz do Brasil do meme Ah lelek lek lek e os resultados que essa ação de marketing trouxeram para a empresa. A fim de viabilizar a execução do trabalho foram entrevistados os diretores de criação da campanha Elisa Gorgatti e Bruno D’Angelo. Além disso, foi obtido o apoio da Fan Page da Mercedes-Benz do Brasil, que assim como Elisa, gentilmente cedeu dados para a melhor compreensão dos resultados da ação. Após a análise dos dados, pôde-se concluir que a ação da Mercedes-Benz não obteve o suporte de um hub específico e a partir das interações entre os atores sociais e devido a características das redes sociais o vídeo se difundiu entre diferentes sites desse tipo. Observando os resultados obtidos, quantitativamente o retorno foi positivo e os objetivos da ação alcançados. Porém, qualitativamente, as reações sobre o vídeo se mantiveram bastante divididas entre críticas, elogios e reações preconceituosas.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectMarketing viralpt_BR
dc.titleO uso das redes sociais na difusão de informações em marketing viral: um estudo da aproximação do meme AH LELEK LEK LEK pela Mercedes-Benz Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000913330pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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