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dc.contributor.advisorPiedras, Elisa Reinhardtpt_BR
dc.contributor.authorAndrade, Anne Caroline Oziopt_BR
dc.date.accessioned2014-03-20T01:48:53Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88693pt_BR
dc.description.abstractEsta monografia versa sobre a comunicação através de etiquetas/tags. Seu objetivo é compreender o papel das etiquetas/tags de roupas femininas de lojas de departamentos Renner, C&A e Riachuelo na comunicação das marcas. Logo, por meio de pesquisa bibliográfica, inicialmente contextualizam-se conceitos importantes de marketing, merchandising e marca, mas também elementos fundamentais para a comunicação visual dos tags como o papel escolhido, as cores e a tipografia, assim como a composição de um Sistema de Identidade Visual. Em um segundo momento, através de análise documental e de imagem, assim como instrumentos de análise específicos, é realizada uma pesquisa empírica exploratória. Descrevem-se características das marcas que continham etiquetas para poder-se alcançar os objetivos e analisam-se cada marca e as vinte sete etiquetas encontradas conforme a bibliografia de comunicação visual, descobrindo-se os materiais e elementos que comunicam a identidade de marca. Por fim é apresentado como cada loja opera em relação às teorias de marketing, quantificada as principais ocorrências na comunicação dos tags, assim como interpretados os dados. Além disso, evidencia-se que as etiquetas devem ser valorizadas como um ponto de contato entre marca e consumidor, destacando que o objeto serve como mais um indexador da presença da marca e suas atribuições à peça de roupa. Sugere novas possibilidades de pesquisa para o tema.pt_BR
dc.description.abstractThis monograph deals with communication through tags. Your goal is to understand the role of women's clothing tags in Renner, C&A and Riachuelo department stores in brand communication. Thus, by means of literature, initially contextualize important concepts of marketing, merchandising and branding, but also fundamental elements for visual communication of tags as the chosen paper, colors and typography, as well as the composition of an Visual Identity System. In a second moment, through documental and image analysis, as well as specific analysis instruments are performed a exploratory empirical research. Describes the characteristics of brands containing tags in order to reach the goals and analyze each brand and twenty-seven tags found as a bibliography of visual communication by finding the materials and elements that communicate the brand identity. Finally it is shown how each store operates in relation of marketing theories, quantified the major occurrences in the communication of tags as well as interpreted data. In addition, it is evident that the tags should be valued as a point of contact between brand and consumer, highlighting the object serves as another indexer of the presence of the brand and their assignments to the of clothing. Suggests new possibilities of research into the subject.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectMarcapt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectBranden
dc.subjectVisual communicationen
dc.subjectTagsen
dc.titleO papel das etiquetas/tags na comunicação das marcas: um estudo sobre marcas vendidas nas lojas Renner, Riachuelo e C&Apt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000913416pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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