Show simple item record

dc.contributor.advisorWottrich, Laura Hastenpflugpt_BR
dc.contributor.authorTimm, Conrado Backofpt_BR
dc.date.accessioned2014-03-20T01:48:50Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88686pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem por objetivo investigar as práticas de consumo musical de jovens da classe C no contexto da convergência midiática, especificamente na rede social Facebook. Como objetivos específicos, buscam-se mapear a circulação desse consumo na plataforma Facebook, identificar os processos de participação dos jovens na produção de conteúdos musicais, e identificar como essas práticas de consumo dos jovens inserem-se no contexto da convergência midiática. Para isso toma como referencial teórico conceitos do consumo cultural, consumo musical, convergência midiática e juventude. Tem como objeto empírico a rede social Facebook, pesquisando qualitativamente as práticas juvenis referentes ao consumo de música através da observação não participante dos perfis pessoais no Facebook de 10 jovens gaúchos da classe C. Como resultados apresentam-se uma diversidade de práticas e fluxos de consumo, extrapolando as áreas destinadas especificamente à música. A via preferencial para compartilhamento de música foi o YouTube, e as apropriações criativas do material musical ainda são incipientes, geralmente utilizando-se de letras de música, textos e imagens, não explorando assim muitas possibilidades de práticas dadas por esse contexto de convergência.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to investigate the musical consumption practices of lowincome class youth in the context of media convergence specifically on the social network Facebook. As specific goals it seeks to map the consumption movement on the Facebook platform, identify the processes of youth participation in the production of musical content and identify how these consumption practices of young people fit into the context of media convergence. Thus it takes the theoretical reference concepts of cultural consumption, musical consumption, media convergence and youth. Its empirical object is the social network Facebook qualitatively researching youth practices concerning the consumption of music through non-participant observation of personal Facebook profiles of 10 young low-income class gauchos. Results are presented as a diversity of practices and flows of consumption beyond areas allocated specifically to music. The preferred route for music sharing was YouTube and creative appropriations of musical material are still incipient, usually using lyrics, text and images, thus not exploring many possibilities of practices given by this converging environment.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCultural consumptionen
dc.subjectCultura da convergênciapt_BR
dc.subjectMusicen
dc.subjectFacebook (Site)pt_BR
dc.subjectYouthen
dc.subjectConvergenceen
dc.titleConsumo musical em tempos de convergência: um estudo sobre as práticas de jovens de classe C no Facebookpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coJacks, Nilda Aparecidapt_BR
dc.identifier.nrb000913399pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Propaganda e Publicidadept_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record