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dc.contributor.advisorHagen, Sean Aquerept_BR
dc.contributor.authorSteffen, Lauren Santospt_BR
dc.date.accessioned2014-03-14T01:52:56Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88504pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo a análise dos sentidos construídos pelo discurso do programa Fantástico através da entrevista da jornalista Patrícia Poeta com a presidente Dilma Rousseff. A entrevista foi exibida no dia 11 de setembro de 2011, nove meses depois da posse de Dilma no cargo, em plena crise da troca de ministros. Dividida em duas partes, foi realizada primeiramente no Palácio da Alvorada, a residência presidencial, e posteriormente se passou no Palácio do Planalto, local de trabalho da presidente. Esta pesquisa busca analisar as tentativas de enquadramento da imagem da presidente no discurso do Fantástico, o qual se baseou no que seria de interesse do público, e não de interesse público; entender as relações de poder evidenciadas entre as interlocutoras ao longo da entrevista e compreender a abordagem feita pelo Fantástico de assuntos que supostamente considerava de interesse público. Para analisar o discurso do programa, esta pesquisa se apoiou na teoria construcionista, que percebe a notícia como uma interpretação da realidade, da qual o jornalista participa ativamente. Através da utilização da metodologia de análise de discurso de linha francesa, este trabalho identificou quatro formações discursivas no diálogo estabelecido entre as interlocutoras: intimidade, feminilidade, temperamento e negociação.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to analyse the sense constructed in the discourse of the program Fantástico through the interview of the journalist Patrícia Poeta with the president Dilma Rousseff, in the middle of the crisis of exchanging ministers. Divided into two parts, it happened first in the Alvorada Palace, the presidential residence, and after in the Planalto Palace, the workplace of the president. This research intends to analyse the framing attemps of the president’s image in the discourse of Fantástico, which was based on what would be the interest of the public, not on the public interest; understand the power relations evidenced by the interlocutors during the interview and comprehend the program’s approach of matters supposedly considered as of public interest. In order to analyse the discourse of the program, this research was based on the Constructivism Paradigm that understands news as an interpretation of reality, in which the journalist actively takes part. By using the methodology of French Discourse Analysis, this paper identified four discursive categories in the dialogue of the interlocutors: intimacy, femininity, temperament and negotiation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRousseff, Dilma, 1947-pt_BR
dc.subjectTelejournalismen
dc.subjectPublic interesten
dc.subjectFantástico (Programa de televisão)pt_BR
dc.subjectTelejornalismopt_BR
dc.subjectDiscourseen
dc.titleA construção de sentidos do programa Fantástico na entrevista de Patrícia Poeta com Dilma Rousseff: intimidade, feminilidade, temperamento e negociaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000912982pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Biblioteconomia e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationComunicação Social: Habilitação em Jornalismopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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