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dc.contributor.advisorGoldnadel, Marcospt_BR
dc.contributor.authorJanostiac, Isabel da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2014-03-12T01:50:09Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/88347pt_BR
dc.description.abstractA avaliação de redações envolve a análise de aspectos gramaticais e de conteúdo. Enquanto a análise do desempenho gramatical depende de verificações bastante objetivas, a análise de questões relacionadas a conteúdos representa um desafio, principalmente no que se refere à explicitação, para o avaliador, do processo de atribuição de nota. Entre os critérios que costumam figurar em instrumentos avaliativos, merecem atenção aqueles que dizem respeito à obediência ao tema e ao desenvolvimento do ponto de vista, à qualidade do conteúdo e ao investimento autoral. Embora, intuitivamente, seja possível depreender a fidelidade ao tema proposto e a capacidade de desenvolver um ponto de vista de uma redação, parece difícil justificar as avaliações desses critérios. A fidelidade ao tema e a capacidade de apresentar um posicionamento pertinente, no entanto, não podem ser medidas apenas a partir da simples verificação da quantidade de informações relacionadas ao assunto e de manifestações explícitas de filiação a determinadas ideias. Além da quantidade de informações, o leitor proficiente espera encontrar qualidade para avaliar positivamente o texto. Essa expectativa encontra explicação adequada na Teoria da Relevância, ed Sperber e Wuilson(1986), paradigma teórico adotado neste estudo para a análise de duas redações de vestibular que receberam notas distintas no critério “Desenvolvimento do Tema e do Ponto de Vista”. O objetivo é ilustrar o princípio de relevância proposto pela TR em dissertações de vestibular, revelando o alcance de suas formulações. Além disso, pretende-se iniciar um debate que possa, futuramente, estimular a elaboração de orientações mais explícitas a professores de português e redação, bem como a integrantes de bancas avaliadoras de concursos.pt
dc.description.abstractLa evaluación de textos envuelve el análisis de aspectos gramaticales y de contenido. Mientras el análisis del desempeño gramatical depende de verificaciones muy objetivas, el análisis de hechos relacionados a contenidos presenta un desafío, principalmente no que se refiere a la explicitación, para el evaluador, del proceso de atribución de nota. Entre los criterios que suelen figurar en instrumentos evaluativos, es importante dar atención a aquellos que están relacionados a la obediencia al tema y al desarrollo del punto de vista, a la cualidad del contenido y al investimento autoral. Aunque, de manera intuitiva, sea posible deprender la fidelidad al tema propuesto y la capacidad de desarrollar un punto de vista de una producción escrita, parece difícil justificar las evaluaciones de eses criterios. La fidelidad al tema y la capacidad de presentar un posicionamiento pertinente, todavía, no pueden ser medidas solamente a partir de las simples verificaciones de la cuantidad de informaciones relacionadas al asunto a partir de las simples verificaciones de la cuantidad de informaciones relacionadas al asunto y de manifestaciones explícitas de relación a determinadas ideas. Allá de la cuantidad de informaciones, el lector proficiente espera encontrar cualidad para evaluar positivamente el texto. Esa expectativa encuentra explicación adecuada en la Teoría de la Relevancia, de Sperber e Wilson (1986), paradigma teórico adoptado en este estudio para el análisis de dos producciones escritas de vestibular que recibieran notas distintas en el criterio “Desarrollo del Tema y de Punto de vista”. El objetivo es ilustrar el principio de relevancia propuesto por la TR en producciones escritas hechas en el vestibular, relevando el alcance de sus formulaciones. Allá de eso, se desea iniciar un debate que pueda, futuramente, estimular la elaboración de orientaciones más explícitas a los profesores de portugués y producción escrita, así como a integrantes de bancas evaluadoras de concursos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRedação escolarpt_BR
dc.subjectTeoría de la relevanciaes
dc.subjectProducción escritaes
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectVestibulares
dc.subjectTeoria da relevânciapt_BR
dc.subjectInterpretação de textopt_BR
dc.subjectAnálise lingüísticapt_BR
dc.subjectProdução textualpt_BR
dc.subjectDissertaçãopt_BR
dc.subjectLinguagem e línguaspt_BR
dc.subjectConcurso vestibularpt_BR
dc.titleA dissertação escolar sob a perspectiva da teoria da relevênciapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000911729pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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