Revista Horizonte (1949–1956) : imagem impressa e questões políticas
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Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
A revista cultural Horizonte circulou no Rio Grande do Sul (Brasil) entre os anos de 1949 e 1956. Seus colaboradores eram escritores, jornalistas e artistas visuais ligados à esquerda, sendo alguns deles filiados ao Partido Comunista. A partir de 1950, a poetisa Lila Ripoll (1905–1967) assume a direção da publicação e os artistas Vasco Prado (1914–1998) e Carlos Scliar (1920–2001) ingressam no Conselho de Redação. Essas alterações na equipe vieram acompanhadas por uma proposta de reformulação d ...
A revista cultural Horizonte circulou no Rio Grande do Sul (Brasil) entre os anos de 1949 e 1956. Seus colaboradores eram escritores, jornalistas e artistas visuais ligados à esquerda, sendo alguns deles filiados ao Partido Comunista. A partir de 1950, a poetisa Lila Ripoll (1905–1967) assume a direção da publicação e os artistas Vasco Prado (1914–1998) e Carlos Scliar (1920–2001) ingressam no Conselho de Redação. Essas alterações na equipe vieram acompanhadas por uma proposta de reformulação de conteúdo que passaria a atender às diretrizes do Realismo Socialista. A fim de viabilizar economicamente a Horizonte, o Clube de Gravura de Porto Alegre (CGPA) foi criado em 1950. Porém, a agremiação foi mais do que mera financiadora da revista, através de cursos de formação artística e de exposições animou o ambiente cultural local. Na cidade de Bagé (RS), uma instituição semelhante ao CGPA foi fundada, o Clube de Gravura de Bagé, em 1951. A inspiração dos Clubes surgiu do encontro de Scliar e Vasco com o gravador mexicano Leopoldo Méndez (1902–1969), na Europa, em 1948. Méndez foi um dos fundadores do Taller de Gráfica Popular (TGP), uma entidade voltada às artes gráficas na qual se exercia um modo de trabalho coletivo. Este trabalho documenta e discute as ilustrações publicadas na revista Horizonte, relacionando-as às obras de artistas do TGP. Para dar subsídios a essa proposta, apresenta-se um breve levantamento dos veículos de imprensa de esquerda na primeira metade do século XX, no Brasil, tencionando verificar a linhagem na qual se insere Horizonte. ...
Abstract
The Horizonte cultural magazine has circulated in the state of Rio Grande do Sul (Brazil) between the years 1949 and 1956. His collaborators were writers, journalists and visual artists linked to the Left, with some of them affiliated to the Communist Party. The poet Lila Ripoll (1905–1967) took over the management of the publication and the performers Vasco Prado (1914–1998) and Carlos Scliar (1920–2001) joined the Editorial Board since 1950. These changes in the staff were accompanied by a pr ...
The Horizonte cultural magazine has circulated in the state of Rio Grande do Sul (Brazil) between the years 1949 and 1956. His collaborators were writers, journalists and visual artists linked to the Left, with some of them affiliated to the Communist Party. The poet Lila Ripoll (1905–1967) took over the management of the publication and the performers Vasco Prado (1914–1998) and Carlos Scliar (1920–2001) joined the Editorial Board since 1950. These changes in the staff were accompanied by a proposal for a renewing of content that would meet the guidelines of the style of socialist realism. In order to assist in the financial support of the Horizonte, the Engraving Club of Porto Alegre (Clube de Gravura de Porto Alegre – CGPA) was founded in 1950. However, the group was more than mere provider of the magazine – promoting art courses and exhibitions, the Engraving Club has encouraged the local cultural environment. In the city of Bagé (Brazil-RS), an institution similar to the CGPA was founded in 1951, the Engraving Club of Bagé. The inspiration to create the Clubs came from the meeting Scliar and Vasco with the Mexican engraver Leopoldo Méndez (1902-1969) in Europe, in 1948. Méndez was a founder of the Taller de Gráfica Popular (TGP), an entity dedicated to graphic arts in which a collective way of working was played. The intention of this study is to document and discuss the illustrations published in Horizonte magazine, relating them to the works of artists of the TGP. To provide input to this proposal, we present a brief survey of media of the Left in the first half of the twentieth century in Brazil, intending to verify the lineage which includes the Horizonte. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de História da Arte: Bacharelado.
Coleções
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TCC Artes Visuais (642)
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