Aplicação do método de inteligência estratégica antecipativa e coletiva em empresa ligada ao comércio de carne ovina
Visualizar/abrir
Data
2013Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Independente do setor no qual a empresa está inserida, a competitividade está cada vez mais presente no dia-a-dia das organizações. Estar adaptado às mudanças econômicas e sociais é e deveria estar na missão e visão de todas as empresas que desejam prosperar e se afirmar no mercado dos consumidores. O presente trabalho tem o objetivo de verificar como poderia ser aplicado o método de Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva (IEAc) nos processos de uma empresa distribuidora de carnes ovi ...
Independente do setor no qual a empresa está inserida, a competitividade está cada vez mais presente no dia-a-dia das organizações. Estar adaptado às mudanças econômicas e sociais é e deveria estar na missão e visão de todas as empresas que desejam prosperar e se afirmar no mercado dos consumidores. O presente trabalho tem o objetivo de verificar como poderia ser aplicado o método de Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva (IEAc) nos processos de uma empresa distribuidora de carnes ovinas na região metropolitana de Porto Alegre. A IEAC visa apoiar os gestores das empresas auxiliando na interpretação de como as informações coletadas do ambiente externo podem beneficiar nas decisões estratégicas e obter vantagem competitiva através de oportunidades ou na tentativa de reduzir riscos à organização. Atualmente o comércio de carnes tem uma forte tendência de expansão sugerindo que a adaptação ao mercado consumidor é uma importante fonte de agregação de valor para uma empresa. Quanto à metodologia aplicada, a pesquisa realizada foi qualitativa e a técnica foi por observação simples, devido ao pesquisador não fazer parte do quadro da organização. A coleta dos dados se deu através de entrevista com os dois sócios da empresa e etapas do método de Inteligência Estratégica Antecipativa e Coletiva. Sendo assim, os resultados obtidos apresentaram a importância de possuir informações para auxiliar na tomada de decisões pelos gestores e manter a possibilidade, pela organização, de progredir com os estudos após a realização do trabalho. ...
Abstract
Regardless of the sector in which the company operates, competitiveness is increasingly present in day-to-day organizations. Be adapted to economic and social change is and should be on the mission and vision of all companies wishing to thrive and establish itself in the consumer market. This study aims to check how the method could be applied Anticipative Strategic Intelligence and Collective processes in a company distributor of sheep meat in the metropolitan region of Porto Alegre. The Antic ...
Regardless of the sector in which the company operates, competitiveness is increasingly present in day-to-day organizations. Be adapted to economic and social change is and should be on the mission and vision of all companies wishing to thrive and establish itself in the consumer market. This study aims to check how the method could be applied Anticipative Strategic Intelligence and Collective processes in a company distributor of sheep meat in the metropolitan region of Porto Alegre. The Anticipative Strategic Intelligence and Collective aims to support business managers assisting in the interpretation of the information collected from the external environment can benefit from strategic decisions and gain competitive advantage through opportunities or attempting to reduce risk to the organization. Currently the meat trade has a strong tendency to expand suggesting that adaptation to the consumer market is an important source of added value for a company. Regarding methodology, the research was qualitative and the technique was a simple observation, because the researcher does not make part of the organization. Data collection was through interviews with two members of the company and method steps of Strategic Intelligence and Collective Anticipative. Thus, the results showed the importance of having information to assist in decision making by managers and retain the ability for the organization to move forward with their education after the completion of the work. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Administração. Curso de Administração.
Coleções
-
TCC Administração (3140)
Este item está licenciado na Creative Commons License