Maleabilidade : impermanência explícita
dc.contributor.advisor | Goncalves, Flavio Roberto | pt_BR |
dc.contributor.author | Barachini, Teresinha | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-02-25T01:53:15Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2013 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/87679 | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta tese trata da maleabilidade como uma qualidade propositiva e reafirma-a como principal geratriz de procedimentos, materialidades e conceitos que atravessam a escultura, e, principalmente, o objeto tridimensional. Ainda afirma-se que a maleabilidade, quando explícita, potencializa a impermanência e partilha reflexões advindas do sujeito como coparticipante, coautor ou, ainda, como ator-autor e, destes, em relação às percepções fundadas através do objeto no e com os espaços, ativando-os. A estrutura desta tese, portanto, parte da execução das minhas esculturas e objetos tridimensionais tendo como fio condutor a maleabilidade como qualidade gerativa, permitindo que a minha prática possa encontrar, em relação à produção de outros artistas e teóricos, não apenas similitudes, mas também ambiguidades, a fim de promover alargamentos tanto para a prática como para as reflexões teóricas dentro do campo da tridimensionalidade. | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis studies maleability as a propositional quality and restates it as the main generator of procedures, materialities and concepts related to sculptures and, mainly, three-dimensional objects. Furthermore it has been said that maleability, when explicit, potencializes impermanence and shares reflections coming from the subject as co-participant, coauthor or still, as actor-author, by activating the perceptions raised by the object in dialogue with the space and in it. Therefore, the structure of this thesis takes as a general principle the execution of my sculptures and threedimensional objects using maleability as a generative quality. This allows me to find, in my practice and in relation to other artists’ and theorists’ production, not only similarities but also ambiguities, in order to promote the expansion of both practices and theoretical reflections in the field of tridimensionality. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Escultura | pt_BR |
dc.subject | Arte : Objeto | pt_BR |
dc.subject | Tridimensionalidade | pt_BR |
dc.subject | Maleabilidade | pt_BR |
dc.subject | Arte contemporânea | pt_BR |
dc.subject | Instalação : Arte | pt_BR |
dc.title | Maleabilidade : impermanência explícita | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000911368 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Artes | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2013 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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