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dc.contributor.authorSedrez, Juliana Adamipt_BR
dc.contributor.authorOliveira, Daniela Scotto dept_BR
dc.contributor.authorNoll, Matiaspt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Cíntia Detschpt_BR
dc.contributor.authorCandotti, Cláudia Tarragôpt_BR
dc.date.accessioned2014-01-30T01:51:58Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.issn1415-4676pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/87013pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do estudo foi propor e verificar a reprodutibilidade intraobservador de um protocolo de avaliação postural para o ambiente escolar. Vinte escolares foram submetidos a um protocolo de avaliação postural, com registro fotográfico, avaliação da gibosidade e medição das alturas dos acrômios e das espinhas ilíacas pósterosuperiores. As avaliações foram realizadas em teste e reteste, com intervalo de 14 dias. Os resultados no plano frontal foram moderados para a horizontalidade da pelve e ombro e excelentes para gibosidade e tipo de escoliose. No plano sagital, os índices foram moderados para postura da pelve, ombro, cabeça e tipo de postura. A metodologia proposta pode ser utilizada em ambiente escolar, visto que possui bons índices de reprodutibilidade intraobservador.pt_BR
dc.description.abstractThe study objective was to propose and verify the intraobserver reproducibility of a postural assessment protocol for the school environment. Twenty children were subjected to a postural assessment protocol, with photographic recording and evaluation of spinal deformity and measuring the heights of the acromion and the posterior superior iliac spines. The evaluations were conducted in testretest at an interval of 14 days. The results in the frontal plane were moderate to the horizontality of the pelvis and shoulder and excellent for type of scoliosis and spinal deformity. In the sagittal plane, the indexes were moderate approach to the pelvis, shoulder, head and kind of attitude. The proposed methodology can be used in the school environment, which has seen good levels of intraobserver reproducibility.en
dc.description.abstractEl objetivo del estudio fue proponer y verificar la reproducibilidad intraobservador de un protocolo de evaluación postural para el ambiente escolar. Veinte escolares fueron sometidos a un protocolo de evaluación postural con registro fotográfico, evaluación de la gibosidad y medición de las alturas de los acromiones y de las espinas ilíacas posterosuperiores. Las evaluaciones fueron realizadas en testretest con intervalo de catorce días. Los resultados en el plano frontal fueron moderados para la horizontalidad de la pelvis y del hombro y, excelentes para gibosidad y tipo de escoliosis. En el plano sagital, los índices fueron moderados para postura de pelvis, hombro, cabeza y tipo de postura. La metodología propuesta puede ser utilizada en ambiente escolar, ya que posee buenos índices de reproducibilidad intraobservador.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPensar a prática : revista da pós-graduação em educação física. Goiânia. GO. Vol. 16, n. 2 (abr./jun. 2013), p. 320-602pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPosturapt_BR
dc.subjectPostureen
dc.subjectEvaluationen
dc.subjectAvaliaçãopt_BR
dc.subjectSaúde escolarpt_BR
dc.subjectSchool healthen
dc.subjectEvaluaciónes
dc.subjectSalud escolares
dc.titleReprodutibilidade intra-observador de um protocolo para avaliação postural em escolarespt_BR
dc.title.alternativeIntraobserver reproducibility of a protocol for evaluation postural in students en
dc.title.alternativeReproducibilidad intraobservador de um protocolo para la evaluación postural en los estudiantes es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000893725pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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