Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMedeiros, Roberto Henrique Amorim dept_BR
dc.date.accessioned2014-01-23T01:53:37Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn0103-7331pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/86637pt_BR
dc.description.abstractPartindo das ideias centrais do artigo “O quadrilátero da formação para a área da saúde: ensino, gestão, atenção e controle social”, de Ceccim e Feuerwerker, publicado no ano de 2004 no volume 14 desta revista, o autor procura trazer contribuições à questão ao propor um ensaio teórico no qual cada elemento do quadrilátero será pensado como estruturante de discursos específicos. Para tanto, faz intervir a teoria dos quatro discursos de Jacques Lacan para proceder à construção de cada discurso e realizar as primeiras análises de seus efeitos no campo da formação do profissional em saúde. Após uma introdução elementar sobre aquela teoria, o autor passa a articular reflexivamente os elementos do quadrilátero entre si e a construir com o leitor cada um dos discursos, a saber, do Ensino, da Gestão, da Atenção e do Controle Social. Este último é trabalhado com mais detalhe, segundo os próprios argumentos do artigo de origem que lhe dá destaque, e passa a ser renomeado como Discurso do Usuário, para enfatizar o elemento subjetivo suposto neste discurso. Ao final, são apresentados alguns encaminhamentos para futuras pesquisas a partir de uma série de interrogações que a construção e as primeiras observações sobre os efeitos dos discursos estudados suscitaram. Este trabalho procura colaborar na mesma linha da pesquisa do artigo que o originou e levantar questões que permitam elucidar as condições de possibilidade do ingresso do sujeito como elemento do jogo estrutural que interfere e produz os atos no campo da saúde, assim como a formação do profissional nesse contexto.pt_BR
dc.description.abstractStarting from the central ideas of the paper “A four-way approach to training in the health field: teaching, management, care, and social control”, by Ceccim and Feuerwerker, published in 2004 in this journal, the author brings a contribution to this subject by proposing a theoretical essay in which each element of the four-way approach will be thought as specific discourse. To do that, Lacan’s four discourses theory is brought in to build each discourse and to do the first analyses of the effects on training in health. After an elementary introduction about that theory, the author tries to articulate the four-way approach elements and built with his reader each one of the discourses, namely Teaching, Management, Care, and Social Control. The latter has been worked with more detail, according to the arguments of the original paper which gives it importance, and is now renamed as the User’s Discourse to highlight the subjective element on that one. Finally, future researches paths are presented from several interrogations allowed by the construction and first analysis about the study on discourses effects. This work intends to collaborate in the same research line of the paper that inspired it by putting on questions to clarify the subject of Social Control discourse’s possible conditions to interfere and produce the acts on health field as well as an element of the professional health training.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPhysis : revista de saúde coletiva. Rio de Janeiro. Vol. 20, n. 2 (2010), p. 497-514pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectTraining on healthen
dc.subjectLacan, Jacques 1901-1981.pt_BR
dc.subjectSocial controlen
dc.subjectProfissionais de saúdept_BR
dc.subjectFour discoursesen
dc.subjectPessoal de saúde : Educaçãopt_BR
dc.subjectHealth worker’s educationen
dc.titleA construção de um dispositivo que permita estudar os discursos que organizam o campo da saúde : um ensaio sobre os efeitos discursivos e a formação do profissional em saúdept_BR
dc.title.alternativeThe construction of a device for studying the discourses that organize the health area : an essay on the discursive effects and the health professional trainingen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000892572pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples