Mostrar registro simples

dc.contributor.authorHorn, Lucas Guimarães Rechatikopt_BR
dc.contributor.authorMazo, Janice Zarpellonpt_BR
dc.date.accessioned2014-01-23T01:53:36Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn0104-754Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/86635pt_BR
dc.description.abstractOs jogos digitais são fenômenos de criação, globalizados, que portam uma linguagem cultural carregada de expressão simbólica. Já o futebol é uma manifestação sociocultural que opera através da criação e circulação de representações sociais. O objetivo deste estudo foi analisar as formas de representação dos atletas de futebol, especificamente sua apresentação/movimentação dos personagens e nas capas dos jogos de Winning Eleven/Pro Evolution Soccer. Evidenciou-se que as capas dos jogos, a fisionomia dos jogadores e suas formas de movimentação, foram influenciadas pela lógica mercantilista do futebol, demonstrando uma representação direcionada ao mercado de consumo.pt_BR
dc.description.abstractDigital games are globalized creation phenomenons that carry a cultural language replete of symbolic expression. Nevertheless, soccer is a sociocultural manifestation that operates through the creation and circulation of social representations. The aim of this study was to analyze the soccer athletes' representation's forms, most specif ically the characters presentation/movements on Winning Eleven/Pro Evolution Soccer and on the games covers. It became evident that the games covers, the players' physiognomy and their movement forms were influenced by the soccer mercantilist logic, showing a representation leaded to the consumption market.en
dc.description.abstractLos juegos digitales son fenómenos de creación globalizados que portan un lenguaje cultural cargado de expresión simbólica. Ya el fútbol es una manifestación socio-cultural que opera a través de la creación y circulación de representaciones sociales. El objetivo de este estudio fue analizar las formas de representación de atletas de fútbol, específicamente la exhibición/movimiento de los personajes en Winning Eleven/Pro Evolution Soccer y en las tapas de los juegos. Fue evidenciado que las tapas de los juegos, la fisonomía de los jugadores y sus formas de movimiento fueron influenciadas por la lógica mercantilista del fútbol, demostrando una representación encaminada al mercado de consumo.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMovimento. Porto Alegre. Vol. 16, n.3, (jul./set. 2010), p.279-296pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVideo gamesen
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subjectComputersen
dc.subjectSocceren
dc.subjectJuegos de videoes
dc.subjectComputadoreses
dc.subjectFútboles
dc.titleWinning eleven / pro evolution soccer : representações de atletas de futebol masculino nos jogos digitaispt_BR
dc.title.alternativeWinning Eleven/Pro Evolution Soccer : representations ways of soccer athletes in the digital gamesen
dc.title.alternativeWinning Eleven/Pro Evolution Soccer : representaciones de atletas de fútbol masculino en los juegos digitaleses
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000773304pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples