O desenvolvimento da criança com paralisia cerebral no ambiente familiar
dc.contributor.author | Rubinstein, Sofía | pt_BR |
dc.contributor.author | Ramalho, Maria Helena da Silva | pt_BR |
dc.contributor.author | Camargo Netto, Francisco | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-01-23T01:52:52Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2002 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0104-754X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/86620 | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo investiga as contribuições do ambiente familiar para o desenvolvimento da criança com Paralisia Cerebral, na faixa etária dos 5 aos 6 anos de idade. Os participantes do estudo são três famílias, que têm crianças com diferentes tipos de Paralisia Cerebral. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com as mães das crianças e observações indiretas através de gravações em VT das atividades desenvolvidas pelas crianças, no ambiente familiar. As informações coletadas respondem aos objetivos específicos do estudo que são: descrever o status social familiar; identificar e analisar as atividades realizadas no ambiente familiar, as relações interpessoais da criança com Paralisia Cerebral e os papéis desempenhados durante as atividades, no ambiente familiar. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study looks at the contributions of the family context to the development of the child with Cerebral Palsy in the 5 to 6 year-old age group. The study participants are three families with children who have different kinds of Cerebral Palsy. Semistructured interviews were carried out with the mothers of the children and indirect observations were made through video tape recordings of the activities carried out by the children in the family context. The data obtained answer to the specific goals of this study, which are: a description of the social status of the family; identification and analysis of the activities carried out in the family context, of the interpersonal relationships of the child with Cerebral Palsy, and of the roles performed during the activities in the family context. | en |
dc.description.abstract | Este estudio investiga las contribuciones del ambiente familiar en el desarrollo del niño con Parálisis Cerebral, en edades comprendidas entre los 5 y 6 años. Los participantes del estudio son tres familias, con niños con diferentes tipos de Parálisis Cerebral. Se realizaron entrevistas semi-estructuradas con las madres de los niños y observaciones indirectas a través de grabaciones en video de las actividades desarrolladas por los niños en el ambiente familiar. Las informaciones recogidas responden a los objetivos específicos del estudio que son: describir el status social familiar; identificar y analizar las actividades realizadas en el ambiente familiar, así como relaciones inter-personales del niño con Parálisis Cerebral y los roles desempeñados durante las actividades en el ambiente familiar. | es |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Movimento. Porto Alegre. Vol. 8, n. 3 (set./dez. 2002), p. 33-45 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Children with cerebral palsy | en |
dc.subject | Desenvolvimento motor | pt_BR |
dc.subject | Human development | en |
dc.subject | Family context | en |
dc.subject | Niños con parálisis cerebral | es |
dc.subject | Desarrollo humano | es |
dc.subject | Ambiente familiar | es |
dc.title | O desenvolvimento da criança com paralisia cerebral no ambiente familiar | pt_BR |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000354959 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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