Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSchlatter, Margaretept_BR
dc.contributor.authorUflacker, Cristina Marquespt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:17:57Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/8651pt_BR
dc.description.abstractAs identidades sociais não podem ser estabelecidas a priori, mas são negociadas pelos participantes a cada momento na interação. As pessoas trazem atributos potenciais para a interação face a face que podem ser ressaltados em um encontro particular (ERICKSON, 2001). Partindo dessa perspectiva, este estudo investiga a interação face a face nas aulas de alemão padrão, verificando como as identidades são tornadas relevantes nesse contexto, observando especificamente as ações que envolvem os alunos falantes de dialetos do alemão. Para isso foi feito um trabalho de cunho etnográfico com base na Análise Microetnográfica, (ERICKSON, 1992, 1996) em três turmas de alemão, duas de um Centro de Línguas e de uma turma de uma Universidade em Porto Alegre (RS). Alguns conceitos da Análise da Conversa Etnometodológica (SACKS, SCHEGLOFF e JEFFERSON, 1974; TEN HAVE, 1999; GARCEZ, 2002) e da Sociolingüística Interacional (GUMPERZ e COOK-GUMPERZ, 1982, GUMPERZ, 2001) contribuem para a análise das identidades ressaltadas nesse contexto. Os resultados da pesquisa sugerem que o conhecimento prévio demonstrado pelos alunos consiste em um atributo de identidade relevante nesse contexto, o que não garante, no entanto, que, em alguns momentos, esses alunos não negociem atributos que demonstrem insegurança e baixa auto-estima em relação à língua que dominam. Apesar disso, parece que as construções identitárias negativas não são reforçadas pelos outros participantes da interação em sala de aula, visto que os alunos falantes de dialeto demonstram ampla participação nas aulas e são reconhecidos como bons alunos pelo professor e por seus colegas.pt_BR
dc.description.abstractThe social identities in talk can not be estabilisched a priori but are negociated by the participants during the course of interaction. People bring to interaction potencial attributes that can become relevant in any particular encounter (Erickson, 2001). From this perspective, this research investigates the face-to-face interaction in German Language Classes, observing how identities become relevant and analyzing the data from three German Language Classes based on the principles of microethnographic research (ERICKSON, 1992, 1996). Two classes took place in a Language School and one at a University in Porto Alegre (RS). Some concepts derived from Conversational Analysis (SACKS, SCHEGLOFF e JEFFERSON, 1974; TEN HAVE, 1999; GARCEZ, 2002) and Interactional Sociolinguistics (GUMPERZ e COOK-GUMPERZ, 1982, GUMPERZ, 2001) contribute to the analysis. The results of this research suggest that the previous knowledge displayed by the students is a relevant identity attribute in this context; however, it does not garantee that those students would not negociate insecurity features in their own language. Even though, it seems that the negative identity attributes are not reinforced by the other participants of interaction in the classroom, once the dialect speakers display active participation in the classroom tasks and they are seen as diligent students by teachers and classmates.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLíngua alemãpt_BR
dc.subjectSocial identitiesen
dc.subjectFace-to-face interactionen
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectIdentidade social e linguagempt_BR
dc.subjectDialect speakeren
dc.subjectIdentidade social e letramentopt_BR
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.titleAs identidades negociadas na aula de alemão em ações que envolvem falantes de dialetospt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000585081pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples