Mostrar registro simples

dc.contributor.authorReppold Filho, Alberto Reinaldopt_BR
dc.contributor.authorCardoso, Lisiane Torres ept_BR
dc.contributor.authorVaz, Marco Aureliopt_BR
dc.date.accessioned2014-01-18T01:53:17Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn0104-754Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/86151pt_BR
dc.description.abstractNeste estudo, descrevemos o caminho seguido pela ESEF-UFRGS na direção da internacionalização da pesquisa e da graduação e destacamos alguns desafios para sua efetivação. A pesquisa tomou como referência depoimentos de docentes, documentos institucionais, registros de atividades de pesquisa e publicações científicas sobre a trajetória institucional. Os resultados indicaram que a ESEFUFRGS vem desenvolvendo iniciativas em direção à internacionalização da pesquisa e da graduação. As principais iniciativas foram mobilidade de estudantes e docentes, publicações em periódicos internacionais e participação em eventos com e sem apresentação de trabalhos. O maior desafio tem sido instalar uma cultura de internacionalização em que a relação com instituições de educação superior de outros países seja vista como qualificadora das atividades de ensino e pesquisa.pt_BR
dc.description.abstractIn this study, we attempted to establish the path of ESEF-UFRGS in direction to the internationalization of higher education and to highlight the main challenges to its realization. The study took as reference staff interviews, institutional documents, research reports and scientific publications. The results pointed out that ESEF-UFRGS has taken action in direction of the internationalization of its research activities and undergraduate program. The main actions were student and academic mobility, international publications and participation in scientific meetings with and without presentations. The major challenge has been to establish a culture of internalization in which the exchange with institutions of other countries is seen by the academic community as way to qualify teaching and research.en
dc.description.abstractEn este estudio, hemos tratado de establecer la trayectoria de la ESEF-UFRGS en dirección a la internacionalización de la educación superior y destacar los principales desafíos para su realización. El estudio tomó como referencia entrevistas con los docentes, documentos institucionales, informes de investigación y publicaciones científicas. Los resultados señalaron que la ESEF-UFRGS se ha tomado medidas en la dirección de la internacionalización de sus actividades. Las principales acciones fueron la movilidad estudiantil y académica, publicaciones en revistas internacionales y participación en eventos con y sin presentación de trabajos. El mayor desafío ha sido establecer una cultura de internalización en la cual el intercambio con las instituciones de otros países es considerado por la comunidad académica como manera de calificar la enseñanza y la investigación.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMovimento. Vol. 16 n. esp. (2010), p. 217-238pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação físicapt_BR
dc.subjectPhysical educationen
dc.subjectHistoryen
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectEducación físicaes
dc.subjectEducación superiores
dc.titleA Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e a internacionalização da educação superiorpt_BR
dc.title.alternativeThe School of Physical Education of the Federal University of Rio Grande do Sul and the internationalization of higher education en
dc.title.alternativeLa Faculdad de Educación Física de la Universidad Federal del Rio Grande del Sur y la internacionalización de la educación superior es
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000780496pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples