Mostrar registro simples

dc.contributor.authorMarques, Cíntia Buenopt_BR
dc.contributor.authorPalma, Miriam Stockpt_BR
dc.contributor.authorFonseca, Cintia Cibele Ramospt_BR
dc.contributor.authorBrauner, Mario Roberto Generosipt_BR
dc.date.accessioned2014-01-18T01:53:13Zpt_BR
dc.date.issued2010pt_BR
dc.identifier.issn0104-754Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/86145pt_BR
dc.description.abstractEste artigo tem por objetivo apresentar algumas reflexões sobre a caminhada que o Núcleo de Avaliação da Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (NAU/ESEF/UFRGS) vem trilhando na área da avaliação institucional. Após uma breve contextualização histórica da avaliação do Ensino Superior nas Universidades brasileiras e, mais especificamente, na UFRGS, discorremos a respeito da metodologia empregada pelo NAU da ESEF no processo avaliativo desenvolvido dentro da Unidade. A partir desta experiência de construção coletiva, trazemos alguns questionamentos acerca do tema, na tentativa de contribuir para discussões que possam vir a ocorrer em diversos âmbitos.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to present some reflections on the journey that the Center for Assessment of the School of Physical Education of the Federal University of Rio Grande do Sul (NAU/ESEF/UFRGS) has been going through in the area of institutional assessment. After a brief historical overview of the assessment of Higher Education in universities in Brazil and, more specifically, at UFRGS, we shall discuss about the methodology employed by the NAU of the ESEF in the assessment process developed within the Unit. From this experience of collective building, we bring up some questions about the issue, aiming to contribute to discussions that may occur in different areas.en
dc.description.abstractEste artículo tiene por objetivo presentar algunas reflexiones sobre el camino que el Núcleo de Evaluación de la Escuela de Educación Física de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul (NAU/ESEF/ UFRGS) viene recorriendo en el área de la evaluación institucional. Después de una breve contextualización histórica de la evaluación de la Enseñanza Superior en las Universidades brasileñas y, más específicamente, en la UFRGS, discurrimos respecto a la metodología empleada por el NAU de la ESEF en el proceso evaluativo desarrollado dentro de la Unidad. A partir de esta experiencia de construcción colectiva, traemos algunos cuestionamientos acerca del tema, con el fin de contribuir a discusiones que puedan venir a ocurrir en diversos ámbitos.es
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofMovimento, Porto Alegre,. Vol. 16 n. esp. (2010), p. 97-111pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAvaliação institucionalpt_BR
dc.subjectInstitutional assessmenten
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectUniversitiesen
dc.subjectUniversidadespt_BR
dc.subjectFocus groupsen
dc.subjectGrupos focaispt_BR
dc.subjectEvaluación institucionales
dc.subjectEducación superiores
dc.subjectGrupos focaleses
dc.titleAvaliação institucional na ESEF : o desafio de uma construção coletivapt_BR
dc.title.alternativeInstitutional evaluation at the ESEF : the challenge of collective constructionen
dc.title.alternativeEvaluación institucional en la ESEF : el desafio de una construcción colectivaes
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000780395pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
Thumbnail
Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples