Educação patrimonial noensino de arte : A atribuição de sentido ao patrimônio através da prática artística
Fecha
2013Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Este trabalho teve como proposição refletir sobre possibilidades de trabalhar com educação patrimonial no ensino de artes visuais. A pesquisa abordou o tema Patrimônio Artístico e Cultural com o objetivo de embasar a elaboração do projeto educativo de estágio curricular. O projeto educativo, ligado a esta investigação teve como objetivo a construção de uma significação para o Patrimônio, focando a relação pessoal e a atribuição de sentido. Pretendeu-se, ao trabalhar desta forma, alcançar uma co ...
Este trabalho teve como proposição refletir sobre possibilidades de trabalhar com educação patrimonial no ensino de artes visuais. A pesquisa abordou o tema Patrimônio Artístico e Cultural com o objetivo de embasar a elaboração do projeto educativo de estágio curricular. O projeto educativo, ligado a esta investigação teve como objetivo a construção de uma significação para o Patrimônio, focando a relação pessoal e a atribuição de sentido. Pretendeu-se, ao trabalhar desta forma, alcançar uma consciência maior sobre o valor deste Patrimônio, tanto pessoalmente, como para a coletividade, elemento indispensável para o exercício da cidadania. A reflexão teórica sobre atribuição de sentido na educação patrimonial, baseou-se nos pensamentos de Maria de Lourdes Parreiras Horta, em Regina Abreu e Márcia Sant’Anna. A pesquisa apoiou-se nos pensamentos de Jacques Le Goff e André Malraux para pensar o papel da memória na construção desta significação. A pesquisa de José Francisco Alves sobre os monumentos públicos da cidade de Porto Alegre, a pesquisa de Pedro Paulo Funari e as publicações do site do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, foram referênciais para reflexões sobre Patrimônio e Educação Patrimonial. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37015)Tesinas Artes Visuales (657)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License