Educação patrimonial noensino de arte : A atribuição de sentido ao patrimônio através da prática artística
Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Este trabalho teve como proposição refletir sobre possibilidades de trabalhar com educação patrimonial no ensino de artes visuais. A pesquisa abordou o tema Patrimônio Artístico e Cultural com o objetivo de embasar a elaboração do projeto educativo de estágio curricular. O projeto educativo, ligado a esta investigação teve como objetivo a construção de uma significação para o Patrimônio, focando a relação pessoal e a atribuição de sentido. Pretendeu-se, ao trabalhar desta forma, alcançar uma co ...
Este trabalho teve como proposição refletir sobre possibilidades de trabalhar com educação patrimonial no ensino de artes visuais. A pesquisa abordou o tema Patrimônio Artístico e Cultural com o objetivo de embasar a elaboração do projeto educativo de estágio curricular. O projeto educativo, ligado a esta investigação teve como objetivo a construção de uma significação para o Patrimônio, focando a relação pessoal e a atribuição de sentido. Pretendeu-se, ao trabalhar desta forma, alcançar uma consciência maior sobre o valor deste Patrimônio, tanto pessoalmente, como para a coletividade, elemento indispensável para o exercício da cidadania. A reflexão teórica sobre atribuição de sentido na educação patrimonial, baseou-se nos pensamentos de Maria de Lourdes Parreiras Horta, em Regina Abreu e Márcia Sant’Anna. A pesquisa apoiou-se nos pensamentos de Jacques Le Goff e André Malraux para pensar o papel da memória na construção desta significação. A pesquisa de José Francisco Alves sobre os monumentos públicos da cidade de Porto Alegre, a pesquisa de Pedro Paulo Funari e as publicações do site do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, foram referênciais para reflexões sobre Patrimônio e Educação Patrimonial. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Curso de Artes Visuais: Licenciatura.
Coleções
-
TCC Artes Visuais (660)
Este item está licenciado na Creative Commons License