Discutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de galton com estudantes de graduação : uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superior
dc.contributor.author | Lima Júnior, Paulo | pt_BR |
dc.contributor.author | Silveira, Fernando Lang da | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-01-08T01:52:48Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2011 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1677-2334 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/85384 | pt_BR |
dc.description.abstract | Até a publicação do Guia para Expressão da Incerteza da Medição (GUM), a questão dos erros e das incertezas não estava bem resolvida. Neste artigo, discutimos os conceitos de erro e incerteza segundo as diretrizes mais atuais do campo da metrologia, sugerindo uma maneira de introduzir tais conceitos para estudantes de graduação, fazendo uso da tábua de Galton ou Quincunx como recurso didático. A tábua de Galton também é usada para introduzir o Teorema Central do Limite, explicitando a importância deste teorema na elaboração de intervalos de cobertura e para a interpretação das incertezas. | pt_BR |
dc.description.abstract | Until the publication of the Guide to the Expression of Uncertainty in Measurement (GUM), the question of errors and uncertainties was not well resolved. In this paper, we discuss the concepts of error and uncertainty, according to the latest guidelines in the field of metrology, and suggest a way to introduce such concepts to undergraduate students through means of the Galton box (also called Quincunx) as a teaching tool. The Galton box is also used to introduce the Central Limit Theorem, emphasizing the importance of this theorem in the development of coverage intervals and for the interpretation of uncertainties. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 28, n. 2 (ago. 2011), p. 400-422 | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Error | en |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Metrologia | pt_BR |
dc.subject | Uncertainty | en |
dc.subject | Experiências de física | pt_BR |
dc.subject | Metrology | en |
dc.subject | Teorema central do limite | pt_BR |
dc.subject | Laboratory activities | en |
dc.title | Discutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de galton com estudantes de graduação : uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superior | pt_BR |
dc.title.alternative | Discussing the concepts of error and uncertainty with undergraduate students through means of the Galton box : a contribution to incorporate new metrological approaches to Physics teaching | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000792437 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Artigos de Periódicos (40977)Ciências Exatas e da Terra (6198)