Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorLima Júnior, Paulopt_BR
dc.contributor.authorSilveira, Fernando Lang dapt_BR
dc.date.accessioned2014-01-08T01:52:48Zpt_BR
dc.date.issued2011pt_BR
dc.identifier.issn1677-2334pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/85384pt_BR
dc.description.abstractAté a publicação do Guia para Expressão da Incerteza da Medição (GUM), a questão dos erros e das incertezas não estava bem resolvida. Neste artigo, discutimos os conceitos de erro e incerteza segundo as diretrizes mais atuais do campo da metrologia, sugerindo uma maneira de introduzir tais conceitos para estudantes de graduação, fazendo uso da tábua de Galton ou Quincunx como recurso didático. A tábua de Galton também é usada para introduzir o Teorema Central do Limite, explicitando a importância deste teorema na elaboração de intervalos de cobertura e para a interpretação das incertezas.pt_BR
dc.description.abstractUntil the publication of the Guide to the Expression of Uncertainty in Measurement (GUM), the question of errors and uncertainties was not well resolved. In this paper, we discuss the concepts of error and uncertainty, according to the latest guidelines in the field of metrology, and suggest a way to introduce such concepts to undergraduate students through means of the Galton box (also called Quincunx) as a teaching tool. The Galton box is also used to introduce the Central Limit Theorem, emphasizing the importance of this theorem in the development of coverage intervals and for the interpretation of uncertainties.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofCaderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 28, n. 2 (ago. 2011), p. 400-422pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectErroren
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectMetrologiapt_BR
dc.subjectUncertaintyen
dc.subjectExperiências de físicapt_BR
dc.subjectMetrologyen
dc.subjectTeorema central do limitept_BR
dc.subjectLaboratory activitiesen
dc.titleDiscutindo os conceitos de erro e incerteza a partir da tábua de galton com estudantes de graduação : uma contribuição para a incorporação de novas abordagens da metrologia ao ensino de física superiorpt_BR
dc.title.alternativeDiscussing the concepts of error and uncertainty with undergraduate students through means of the Galton box : a contribution to incorporate new metrological approaches to Physics teachingen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000792437pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem