Visitando, pesquisando, aprendendo e brincando : uma revisão de atividades para o ensino informal de ciências
Visualizar/abrir
Data
2012Autor
Tipo
Outro título
Visiting, investigating, learning and playing : a review of activities for infomal science education
Assunto
Resumo
Este trabalho apresenta uma revisão acerca do papel do ensino informal em ciências. Dentre as discussões, está a diferenciação entre o ensino formal e o informal no que se refere à aprendizagem. Entre os resultados das pesquisas analisadas, destaca-se o fato de que os espaços de educação não formal são importantes complementos à escola. Verificou-se que as estratégias adotadas concebem estes espaços como locais de interação efetiva entre alunos, professores e monitores. O objetivo destas ativid ...
Este trabalho apresenta uma revisão acerca do papel do ensino informal em ciências. Dentre as discussões, está a diferenciação entre o ensino formal e o informal no que se refere à aprendizagem. Entre os resultados das pesquisas analisadas, destaca-se o fato de que os espaços de educação não formal são importantes complementos à escola. Verificou-se que as estratégias adotadas concebem estes espaços como locais de interação efetiva entre alunos, professores e monitores. O objetivo destas atividades, em geral, é a demonstração ou a simulação de fenômenos científicos. Finalmente, parece que as pesquisas em educação em ciências sobre ensino formal e informal buscam a compreensão de como as aprendizagens acontecem fora da escola com a intenção de construir um referencial teórico para essas práticas e processos de educação. ...
Abstract
This paper presents a review about the role of informal teaching in science. Among the discussions, distinction is presented between formal and informal education and its relationship with learning. The results of the surveys analyzed show that the spaces of non-formal education are important complements to the school. It was found that the strategies adopted conceive these spaces as places of effective interaction between students, teachers and monitors. The aim of these activities, in general ...
This paper presents a review about the role of informal teaching in science. Among the discussions, distinction is presented between formal and informal education and its relationship with learning. The results of the surveys analyzed show that the spaces of non-formal education are important complements to the school. It was found that the strategies adopted conceive these spaces as places of effective interaction between students, teachers and monitors. The aim of these activities, in general, is a demonstration or simulation of scientific phenomena. Finally, it seems that research in science education on formal and informal education seeks an understanding of how learning happens outside the school with the intention of building a theoretical framework for these practices and education processes. ...
Contido em
Revista brasileira de ensino de ciência e tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 5, n. 2 (maio/ago. 2012), p. 69-98
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40021)Ciências Exatas e da Terra (6101)
Este item está licenciado na Creative Commons License