Mostrar registro simples

dc.contributor.authorSebastiany, Ana Paulapt_BR
dc.contributor.authorPizzato, Michelle Camarapt_BR
dc.contributor.authorDel Pino, Jose Claudiopt_BR
dc.contributor.authorSalgado, Tania Denise Miskinispt_BR
dc.date.accessioned2014-01-04T01:52:06Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn1982-873Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/85288pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma revisão acerca do papel do ensino informal em ciências. Dentre as discussões, está a diferenciação entre o ensino formal e o informal no que se refere à aprendizagem. Entre os resultados das pesquisas analisadas, destaca-se o fato de que os espaços de educação não formal são importantes complementos à escola. Verificou-se que as estratégias adotadas concebem estes espaços como locais de interação efetiva entre alunos, professores e monitores. O objetivo destas atividades, em geral, é a demonstração ou a simulação de fenômenos científicos. Finalmente, parece que as pesquisas em educação em ciências sobre ensino formal e informal buscam a compreensão de como as aprendizagens acontecem fora da escola com a intenção de construir um referencial teórico para essas práticas e processos de educação.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents a review about the role of informal teaching in science. Among the discussions, distinction is presented between formal and informal education and its relationship with learning. The results of the surveys analyzed show that the spaces of non-formal education are important complements to the school. It was found that the strategies adopted conceive these spaces as places of effective interaction between students, teachers and monitors. The aim of these activities, in general, is a demonstration or simulation of scientific phenomena. Finally, it seems that research in science education on formal and informal education seeks an understanding of how learning happens outside the school with the intention of building a theoretical framework for these practices and education processes.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de ensino de ciência e tecnologia. Ponta Grossa. Vol. 5, n. 2 (maio/ago. 2012), p. 69-98pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectteaching and learningen
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectContext informalen
dc.subjectEducação informalpt_BR
dc.subjectScience educationen
dc.titleVisitando, pesquisando, aprendendo e brincando : uma revisão de atividades para o ensino informal de ciênciaspt_BR
dc.title.alternativeVisiting, investigating, learning and playing : a review of activities for infomal science educationen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000859215pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples