O DNA da criação artística em Eduardo Kac : uma engenharia construtora e reveladora de limites
Fecha
2006Autor
Tutor
Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
Esta dissertação analisa a obra tecnológica, midiática e biológica do artista brasileiro Eduardo Kac, sobretudo os trabalhos realizados de 1984 até 2004. Os projetos foram reunidos em grupos temáticos e conceituais, denominados, principalmente, de "arte da telepresença" e de "arte biológica", expressões utilizadas pelo artista. A metodologia empregada foi a de posicionamento histórico e comparação entre obras, dentro de um contexto de análise crítica. Elementos do processo criativo foram indica ...
Esta dissertação analisa a obra tecnológica, midiática e biológica do artista brasileiro Eduardo Kac, sobretudo os trabalhos realizados de 1984 até 2004. Os projetos foram reunidos em grupos temáticos e conceituais, denominados, principalmente, de "arte da telepresença" e de "arte biológica", expressões utilizadas pelo artista. A metodologia empregada foi a de posicionamento histórico e comparação entre obras, dentro de um contexto de análise crítica. Elementos do processo criativo foram indicados e tornam-se uma das bases sobre a qual o artista ergue sua poética. As obras e projetos de Kac evocam inúmeras perguntas e reflexões, como os limites entre arte e vida, as relações do homem com a máquina e os limites éticos de atuação e intervenção do ser humano na natureza. São fronteiras que marcam questionamentos e inquietações do artista, sempre em busca de renovações estilísticas, técnicas e conceituais sobre os resultados Dentre os objetivos principais desta pesquisa estão a compreensão das características autorais de tais obras multidisciplinares, com foco nos diversos tipos de "autores" presentes, desde o autor ou co-autor inicial, passando pelos auxiliares operacionais, até participadores ou interatores definitivos, que atualizam a obra em seu status de exibição. Foi buscado como determinar o momento da criação no campo das artes, delimitando a autoria da obra e o que a caracteriza. Os trabalhos artísticos de Eduardo Kac situam-se com facilidade sobre os terrenos da polêmica e do debate frenético, às vezes camuflando suas reais potencialidades discursivas. Nosso olhar pretende ser fiel ao objeto, ou seja, às obras estudadas, limpando-as para uma apreciação mais verdadeira e dinâmica, com aproveitamento de energias criativas, e situando a obra e o artista em suas reais locações no terreno da arte contemporânea. ...
Abstract
This dissertation analyses the technological, multimedia and biological work of the Brazilian artist Eduardo Kac, beyond their works done from 1984 to 2004. The projects were gathered in thematic and conceptual groups, denominated, mainly, "telepresence art" and "biological art", expressions used by the artist. The methodology implemented was the historical position and the comparison among works, within a context of a critical analysis. Elements of the creative process were indicated and becam ...
This dissertation analyses the technological, multimedia and biological work of the Brazilian artist Eduardo Kac, beyond their works done from 1984 to 2004. The projects were gathered in thematic and conceptual groups, denominated, mainly, "telepresence art" and "biological art", expressions used by the artist. The methodology implemented was the historical position and the comparison among works, within a context of a critical analysis. Elements of the creative process were indicated and became one of the bases where the artist builds up his poetic. Kac´s works and projects evoke several questions and reflections, as the limitations between art and life, the relationship between a man and a machine and the ethical boundaries and the action and intervention of the human beings in the nature. They are boundaries that set the artist`s questions and concerns always searching for stylistic renovations, technical and conceptual about the results. Among the main objectives of this research are the comprehension of the authorship characteristics of such multidisciplinary works, focused on several types of present "authors", since the initial author or co-author, passing through operational helpers, till participants or definitive interactors who update the work in its exhibition status. It was searched how to determine the moment of creation in the arts field, delimiting the work authorship and what characterizes it. Eduardo Kac´s art works are set easily over a polemic territory and a freaking debate, sometimes masking their real discursive potential. Our look intends to be faithful to the object, better said, to the studied works, cleaning them up to a more truthful appreciation and dynamic, with use of creative energies, and putting the work and the artist in their real places in the contemporary art field. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais.
Colecciones
-
Lingüística, Letras y Artes (2877)Artes Visuales (473)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License