A insustentabilidade da proposta indutivista de "descobrir a lei a partir de resultados experimentais"
Visualizar/abrir
Data
2002Tipo
Outro título
The insustainability of the inductivist proposal of "discovering the law from experimental results"
Resumo
O objetivo deste trabalho é apresentar argumentos que ilustrem a insustentabilidade da lógica indutiva como método de produção de conhecimento, a partir de um exemplo de prática de laboratório usualmente realizada nas aulas de Física – a "descoberta da Lei do Pêndulo Simples". Apesar do empirismo-indutivismo constituirse atualmente em uma teoria do conhecimento ultrapassada entre os epistemólogos, filósofos e historiadores da ciência, ela ainda sobrevive no ensino da Física. Pode-se constatar o ...
O objetivo deste trabalho é apresentar argumentos que ilustrem a insustentabilidade da lógica indutiva como método de produção de conhecimento, a partir de um exemplo de prática de laboratório usualmente realizada nas aulas de Física – a "descoberta da Lei do Pêndulo Simples". Apesar do empirismo-indutivismo constituirse atualmente em uma teoria do conhecimento ultrapassada entre os epistemólogos, filósofos e historiadores da ciência, ela ainda sobrevive no ensino da Física. Pode-se constatar o predomínio dessa visão através, por exemplo, de pesquisas sobre concepções de professores, de análises de livros didáticos de Ciências e/ou de Física, de manuais de laboratório e de documentos oficiais. ...
Abstract
The aim of this piece of work is to present arguments that illustrate the unsustainability of inductive logic as a method for the production of knowledge, through an example of laboratory practice commonly used in Physics classes – the “discovery of the simple pendulum law”. Despite empiricism-inductivism being currently regarded amongst epistemologists, philosophers and historians of science as an outdated theory of knowledge, it continues to survive in Physics teaching. One can demonstrate pr ...
The aim of this piece of work is to present arguments that illustrate the unsustainability of inductive logic as a method for the production of knowledge, through an example of laboratory practice commonly used in Physics classes – the “discovery of the simple pendulum law”. Despite empiricism-inductivism being currently regarded amongst epistemologists, philosophers and historians of science as an outdated theory of knowledge, it continues to survive in Physics teaching. One can demonstrate predominance of this view through, for example, studies on teachers’conceptions, analyses of Science and/or Physics textbooks, and of laboratory manuals and official documents. ...
Contido em
Caderno brasileiro de ensino de física. Florianópolis. Vol. 19, nesp. (jun. 2002), p. 7-27
Origem
Nacional
Coleções
-
Artigos de Periódicos (40305)Ciências Exatas e da Terra (6158)
Este item está licenciado na Creative Commons License