Navegação Letras por Assunto "Sala de aula"
Resultados 1-12 de 12
-
A construção da participação na fala-em-interação de sala de aula : um estudo microetnografico sobre a participação em uma escola municipal de Porto Alegre
(2007) [Dissertação]Esta dissertação tem como objetivo analisar as estruturas de participação encontradas na falaem- interação de sala de aula de uma escola pública de Porto Alegre. A fundamentação teórico-metodológica adotada nesta pesquisa ... -
Ensinando-se a ensinar professoras a ensinarem-se a ensinar seus alunos a ensinarem-se a ensinar...
(2004) [Dissertação]Este trabalho estuda como é virar professora de professoras por meio da análise de aulas de Português trabalhadas com alunas do primeiro ano do Curso Normal durante o período letivo de 2003, sendo a professora a própria ... -
Ensino-aprendizagem de textos argumentativos : formulando e reformulando práticas de sala de aula na educação básica
(2017) [Tese]Esta tese apresenta a pesquisa de doutorado cujo objetivo é compreender a contribuição dos estudos de Guedes (2009) para a qualidade dos textos argumentativos de alunos do Ensino Médio, a partir do desenvolvimento das ... -
Escrita e reescrita de textos de estudantes universitários : narrativa e subjetividade
(2013) [Tese]Este estudo debruça-se sobre textos narrativos de universitários de Comunicação Social das Faculdades Integradas de Taquara, nas habilitações Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, visando a refletir acerca da relação ... -
O ethos do professor de língua portuguesa na escrita diarista de alunas estagiárias
(2009) [Tese]A presente investigação tem por objetivo apresentar, num estudo longitudinal, realizado, junto às alunas estagiárias do Curso de Licenciatura em Letras da Universidade de Caxias do Sul, o ethos (re) velado sobre o ser ... -
A fala-em-interação de sala de aula contemporânea no ensino médio : o trabalho de fazer aula e fazer aprendizagem de língua espanhola
(2015) [Tese]Neste estudo, analiso a fala-em-interação de sala de aula contemporânea de uma turma de ensino médio, de uma escola pública brasileira nas aulas de Língua Espanhola. Argumento que há uma nova ordem comunicativa nesse ... -
O "nhenhenhém gramatical" como entrave ao letramento nas séries iniciais do ensino fundamental
(2007) [Dissertação]Pelo presente trabalho, busca-se analisar as razões pelas quais as crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental, apesar de escolarizadas, não alcançam o letramento, termo entendido como competências e habilidades ... -
Participação, identidade e variação na EJA : o uso variável da concordância nominal de número como recurso simbólico e estilístico na construção de uma comunidade de prática na sala de aula de língua portuguesa
(2012) [Dissertação]Este trabalho buscou estabelecer relações entre a construção de identidades em uma comunidade de prática (WENGER, 1998) e a variação na Concordância Nominal de Número como uma prática social na fala de seus participantes. ... -
Por uma concepção enunciativa da escrita e re-escrita de textos em sala de aula : os horizontes de um hífen
(2012) [Dissertação]Esta dissertação parte da constatação de que ainda hoje, na prática docente, é rara a discussão sobre o lugar de enunciação a ser ocupado pelo aluno para se autorizar a dizer, especificamente para se autorizar a dizer por ... -
Produção conjunta de conhecimento em um laboratório de tecnologia : perguntas como recursos para o enfrentamento de problemas emergentes
(2015) [Tese]Este trabalho se alinha a estudos de vertente sociocultural que buscam descrever organizações interacionais entre múltiplos participantes que oferecem condições para a produção conjunta de conhecimentos no plano social ... -
A realização interacional de atividades pedagógicas em uma sala de aula de língua adicional pautada por projetos : reflexões para o planejamento de tarefas pedagógicas além do enunciado
(2016) [Tese]O objetivo desta tese é relacionar análises de segmentos transcritos de fala-em-interação de sala de aula de língua adicional e orientações acerca de metodologia de ensino. Em especial, esta pesquisa propõe colocar em ... -
“O trabalho em grupo qualifica a aprendizagem” : realização de atividades pedagógicas colaborativas e construção conjunta de conhecimentos na fala-em-interação de sala de aula
(2017) [Dissertação]Esta dissertação tem como objetivo descrever a construção conjunta de conhecimentos na realização de atividades colaborativas em grupo na fala-em-interação de sala de aula de uma escola pública da rede municipal de Porto ...