Listar Letras por autor "Rottava, Lucia"
Mostrando ítems 1-15 de 15
-
Análise da progressão textual e da estrutura temática em resenhas de alunos do ensino superior : um olhar sistêmico-funcional aliado à perspectiva sociointeracionista
Sippert, Luciane (2017) [Tesis]O presente trabalho tem como objetivo geral analisar a progressão textual e a estrutura temática em resenhas produzidas por alunos no Ensino Superior, a partir dos pressupostos teórico da Linguística Sistêmico-funcional ... -
A coleção Formación en español: lengua y cultura : um debate sob o papel do aluno e da cultura
Almeida, Michele Mafessoni de (2016) [Tesis de maestría]Esta dissertação teve por objetivo analisar os livros didáticos de Espanhol-LE sob o viés da Linguística Sistêmico-Funcional. Tomou-se como objeto de investigação o Guia de livros didáticos PNLD-Língua Estrangeira do ano ... -
Condições de produção de um discurso sobre o sujeito aluno na educação a distância
Aiub, Tânia Jurema Flores da Rosa (2015) [Tesis]O propósito principal desta pesquisa é analisar, pelo viés da Análise de Discurso (AD), as condições de produção de um discurso sobre o sujeito aluno na Educação a Distância (EaD), a partir do modo como a legislação, o ... -
O efeito tridimensional obtido com o ciclo reading to learn - a apropriação de uma metalinguagem pedagógica - emoldurado pela linguística sistêmico-funcional
Santorum, Karen Andresa Teixeira (2018) [Tesis]Esta tese, emoldurada pela Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004, 2014), investiga a implementação do Ciclo desenvolvido no Programa Reading to Learn (Ler para Aprender) (ROSE, 2012; 2014; 2015; ... -
A escrita e a reescrita de textos em contexto acadêmico : um olhar para os recursos de negociação e de avaliatividade
Silva, Lisiane Barbosa Martins Godoy da (2019) [Tesis de maestría]Esta dissertação investiga, à luz da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014; HALLIDAY; HASAN, 1985; HALLIDAY; WEBSTER, 2009), a atribuição de papéis sociais e a negociação de significados entre textos ... -
Um estudo interpretativo documental sobre a elaboração de material didático orientado pela linguística sistêmico-funcional e pela pedagogia com base em gêneros
Pureza, Paulo Henrique Padilha (2022) [Tesis de maestría]Este estudo tem o objetivo de analisar pressupostos teóricos subjacentes à elaboração de material didático orientado pela Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014) com o intuito de instrumentalizar ... -
Gêneros instanciados em textos da área de edificações em contexto de ensino médio técnico : mapeamento e análise sistêmico-funcional dos sistemas de ideação e de periodicidade
Nonemacher, Tânea Maria (2019) [Tesis]Esta tese aborda gêneros de textos como processos sociais constituintes de uma cultura (MARTIN; ROSE, 2008) e alicerça-se no marco teórico-metodológico da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1994; 2001; HALLIDAY; ... -
Leitura compartilhada e leitura crítica : a construção do conhecimento em contexto escolar orientada pela pedagogia com base em gêneros da escola de Sydney
Pires, Carolina Zeferino (2022) [Tesis]Esta tese tem como objetivo analisar como a leitura compartilhada e a leitura crítica ocorrem durante as estratégias de Preparação para a Leitura e de Leitura Detalhada, previstas pelo Ciclo de Ensino e Aprendizagem (CEA), ... -
Ler para aprender : uma proposta didática de leitura para o ensino médio a partir do Enem sob a perspectiva da LSF
Lopes, Izabel Maria da Silva (2021) [Tesis de maestría]Atualmente, as aulas de Língua Portuguesa no Ensino Médio são motivadas, de certa forma, pela realização do ENEM. Entretanto, a leitura entra, nas aulas de Língua Portuguesa, como estratégia didático-pedagógica, não como ... -
A metafunção textual e os recursos de identificação e periodicidade na construção do fluxo informacional do texto
Haag, Débora Plocharski (2018) [Tesis de maestría]No processo de formação escolar e acadêmica, o ensino de leitura e de escrita tem como eixo central, o texto. A Linguística Sistêmico-Funcional (LSF) entende a linguagem como um recurso para a construção, interpretação e ... -
O mosaico processo de constituição do sujeito por meio de sua individualidade linguística : as contribuições da teoria bakhtiniana para a análise de textos escolares de espanhol-LE
Maciel, Marcelo Gonçalves (2015) [Tesis de maestría]A presente dissertação tem por objetivo analisar o processo de constituição do sujeito em textos de Espanhol-LE, valendo-se do pressuposto de que há vestígios indicados pela individualidade linguística que demonstram os ... -
A periodicidade e a metáfora gramatical ideacional em artigo de opinião de contexto acadêmico: uma análise à luz da linguística sistêmico-funcional
Souza, Bruna Moreira de (2022) [Tesis de maestría]Esta dissertação tem por objetivo analisar, sob o viés da linguística sistêmico-funcional, a PERIODICIDADE e a Metáfora Gramatical ideacional em um artigo de opinião de circulação acadêmica. O propósito sociocomunicativo ... -
A retextualização em inglês/língua estrangeira em contexto acadêmico na perspectiva da linguística sistêmico-funcional
Santos, Sulany Silveira dos (2016) [Tesis]Esta tese investiga, sob a perspectiva da Linguística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY e MATTHIESSEN, 2004,2014), os processos de retextualização empregados por estudantes de inglês como língua estrangeira na produção de ... -
O texto como vitral na construção de sentidos : a análise textual de uma prática de letramento no ensino médio pela ótica da linguística sistêmico-funcional
Maciel, Marcelo Gonçalves (2019) [Tesis]Esta tese analisa produções escritas de um grupo de estudantes do Ensino Médio, em uma escola pública do Rio Grande do Sul, a partir de uma prática de letramento observada em sala de aula de Língua Portuguesa. A pesquisa ... -
Unindo as pontas da teoria e da prática : contribuições da pedagogia de gêneros sob o viés da linguística sistêmico-funcional na leitura e na escrita de notícias jornalísticas
Pires, Carolina Zeferino (2017) [Tesis de maestría]Esta dissertação tem como objetivo apresentar a implementação de uma proposta de ensino de leitura e de escrita, a partir dos pressupostos da Linguística Sistêmico-funcional de Halliday (HALLIDAY, 2014, 2008, 1978) e da ...