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dc.contributor.advisorAlbano, Joao Fortinipt_BR
dc.contributor.authorSilva, Patrícia Canabarro dapt_BR
dc.date.accessioned2013-11-01T01:56:53Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/79782pt_BR
dc.description.abstractA mobilidade urbana no País enfrenta profundas mudanças, devido ao aumento do transporte individual, seja pelo encarecimento das tarifas no transporte coletivo e queda na qualidade, ou simplesmente pelo conforto individual. Esta alteração no retrato da mobilidade urbana acarretou sobrecarga no sistema viário em horários de pico, dificuldade nos deslocamentos, desperdício de tempo e combustível, além dos problemas ambientais de poluição atmosférica e de ocupação do espaço público. No mundo inteiro, a tendência é substituir o transporte individual motorizado por bicicletas, ônibus e metrôs, principalmente, utilizando a integração entre os modais. As cidades com a mobilidade urbana mais evoluída já dispõem de bicicletários em todas as estações de metrô, inclusive com bicicletas públicas. Em muitos dos centros destas cidades o acesso de automóveis é bastante restrito, alguns possuem, inclusive, sistema de pedágio para dificultar o trânsito nas áreas centrais. Entretanto nas grandes cidades brasileiras, as ruas encontram-se lotadas de carros e ônibus, com pouco espaço dedicado para pedestres e quase nenhum para os ciclistas. Diante disso, este trabalho buscou analisar a percepção, da população de Porto Alegre, quanto à qualidade das modalidades de transportes mais utilizadas em seus deslocamentos diários urbanos. Para isso, utilizou-se o método do Desdobramento da Função Qualidade (QFD), em que a pesquisa de mercado é uma de suas etapas iniciais. Aplicaram-se dois questionários, que foram encaminhados aos entrevistados por meio eletrônico utilizando um site específico para este fim, visando garantir o anonimato das respostas. Através do questionário prévio, obteve-se os modos de transportes mais utilizados pela população de Porto Alegre que foram o automóvel, ônibus e a pé. Como resposta ao segundo questionário obteve-se a satisfação referente a cada modal, o modo a pé recebeu a melhor nota, sendo classificada como bom, o automóvel foi classificado como regular-bom e o ônibus teve a pior classificação dentre os três, ruim-regular, refletindo as percepções da população local.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia civilpt_BR
dc.titlePercepção da qualidade das modalidades de transporte mais usadas pela população : estudo na cidade de Porto Alegrept_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000897512pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2012pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Civilpt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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