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dc.contributor.advisorSattler, Miguel Aloysiopt_BR
dc.contributor.authorNabinger, Luciano Baldinopt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:11:52Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/7962pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho expõe e analisa resultados de medições acústicas de aeronaves; realizadas dentro da Área II do Plano Específico de Zoneamento de Ruído- PEZR. O plano restringe o uso do solo em decorrência das emissões sonoras, oriundas da movimentação das aeronaves para cada um dos 66 aeroportos brasileiros administrados pela INFRAERO. As medições acústicas foram realizadas entre segunda e sexta feira, no período diurno (entre 7 e 22 horas) registrando um total de 697 eventos sonoros aeronáuticos, gerados por 62 modelos diferentes de aeronaves. Os procedimentos de aquisição de dados atendem a ISO 3891 (Procedimentos para descrever o ruído aeronáutico percebido no solo), e o Guia de Monitoramento de Ruído Aeronáutico, Francês, elaborado pelo Serviço Técnico da Navegação Aérea- STNA. Com o uso de softwares, discriminaram-se os Eventos Aeronáuticos (passagem de aviões) do Ruído de Fundo. Assim, quantificou-se, com razoável precisão, o impacto sonoro causado por ruído aeronáutico e definiram-se os índices: L50 (Ruído de Fundo) e o índice L1 (Eventos Aeronáuticos). São apresentados os níveis de ruído (SEL, LMáx, LMín e Leq em dB (A)) e as análises espectrais (de 10 a 20.000 Hz, relacionados às curvas NCB, presentes na NBR 12314(ABNT, 1997)), para cada tipo de aeronave registrada. Verificou-se que o Fluxo Geral tem significativa influência nos níveis de ruído emitidos e deve ser levado em consideração nas abordagens de cunho acústico, para este aeródromo. Os níveis diários de exposição ao ruído aeronáutico não atendem aos níveis recomendados pela NBR 10151 (ABNT, 2000). Também foi verificado que, no caso de se utilizar o descritor LMáx (recomendado pelas instituições internacionais, consagradas, de aviação), os índices de isolamento acústico requeridos na NBR 8572 (ABNT, 1984), não atendem aos níveis de conforto acústico, dentro de edificações, estabelecidos pela NBR 10152 (ABNT, 1987), dependendo do tipo de procedimento (pouso ou decolagem) e aeronave analisada.pt_BR
dc.description.abstractThe present work presents and analyzes results of acoustic measurements of aircraft, carried out within Area II of the Specific Noise Zoning Plan (PEZR). This plan restricts the use of land as a result of sound emissions originated from aircraft movement for each one of the 66 Brazilian airports administered by INFRAERO. The acoustic measurements have been taken between Monday and Friday, in the day period (between 07:00 AM and 10:00 PM), registering a total of 697 aircraft sound events, caused by 62 different aircraft models. The data acquisition procedures meet ISO 3891 (Procedures for describing the aircraft noise perceived on land), and the French Aeronautic Noise Monitoring guidebook, elaborated by STNA – Air Navigation Technical Service. By using software, the “aircraft events” (flying by aircraft) were discriminated from the background noise. Thus, with a reasonable degree of precision, the sound impact caused by aircraft noise has been quantified, and the rates have been defined: L50 (background noise) and rate L1 (aircraft events). Noise levels are presented (SEL, Lmax, Lmin and Leq in dB(A)), and the spectral analyses (from 10 to 20,000 Hz), related to NCB curves present in NBR 12314 (ABNT, 1997) for each type of registered aircraft. It has been verified that the general flow has a significant influence on the levels of issued noise, and it must be taken into consideration in the acoustic area approaches, for this airport. The daily levels of exposure to aircraft noise do not meet the levels recommended by NBR 10151 (ABNT 2000a). It was also verified that if the Lmax describer is utilized (recommended by the international aviation institutions), the acoustic insulation levels required by NBR 8572 (ABNT, 1984), do not fully meet the levels of acoustic comfort inside buildings, as set by NBR 10152 (ABNT, 1987), according to the type of analyzed aircraft.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectRuído : Mediçãopt_BR
dc.subjectAcoustic measurementsen
dc.subjectAircraft noiseen
dc.subjectRuído urbanopt_BR
dc.subjectRuído aeronáuticopt_BR
dc.subjectUrban noiseen
dc.subjectAircraften
dc.titleMedições de ruído aeronáutico dentro da área II do Plano Específico de Zoneamento de Ruído do Aeroporto Salgado Filho, Porto Alegre, RSpt_BR
dc.title.alternativeAircraft noise measurement within Área II of the Specific Noise Zoning Plan for Salgado Filho Airport en
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000563187pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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