Mostrar registro simples

dc.contributor.authorAdrião, Theresa Maria de Freitaspt_BR
dc.contributor.authorPeroni, Vera Maria Vidalpt_BR
dc.date.accessioned2013-10-18T01:48:07Zpt_BR
dc.date.issued2007pt_BR
dc.identifier.issn0101-7330pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/79416pt_BR
dc.description.abstractEste artigo apresenta as conseqüências do Programa Dinheiro Direto na Escola para a esfera da gestão das escolas públicas, especialmente aquelas relativas às conexões entre a constituição e gestão da esfera pública e da esfera privada. De certa forma, acreditamos que o PDDE materializa mudanças ocorridas no papel do Estado. Os resultados encontrados, com destaque para aqueles que envolveram a indução à criação de unidades de direito privado para o recebimento e gestão dos recursos descentralizados, organizam-se a efeito deste artigo, tendo em vista três aspectos constitutivos da gestão educacional: a democratização da gestão da escola, a relação público e privado e a relação entre descentralização e centralização.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents some implications of the alterations entailed by the implementation of the School Direct Funding Program on public school management. It is the result of an investigation into the consequences of this Program through case studies in five States – São Paulo, Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Pará and Piauí. These were selected to show, albeit relatively, the different situations generated by the implementation of this Program in such diversified educational scenery. Although the induction to create private law entities to receive and manage these decentralized resources is being paid a special attention, these results are organized according to the three aspects that constitute the educational management: the democratization of school management, the relationship between public and private spheres, and the relationship between centralization and decentralization.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofEducação e sociedade. Campinas. Vol. 28, n. 98 (jan./abr. 2007), p. 253-267pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectThe State and educational policyen
dc.subjectFinanciamento da educaçãopt_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEducation managementen
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectEducation fundingen
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.subjectPrograma Dinheiro Direto na Escolapt_BR
dc.titleImplicações do Programa Dinheiro Direto na Escola para a gestão da escola públicapt_BR
dc.title.alternativeImplications of the school direct funding program on the public school management en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000596306pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples