Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSarmento, Simonept_BR
dc.contributor.authorFernandes, Isis Duartept_BR
dc.date.accessioned2013-10-12T01:52:23Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/79034pt_BR
dc.description.abstractO objetivo do presente trabalho é analisar o material didático utilizado por uma escola privada de Língua Inglesa da cidade de Porto Alegre, a qual é franqueada a uma rede presente em todo o Brasil e verificar até que ponto este material condiz com os pressupostos teórico-metodológicos anunciados pela escola. O principal foco do estudo foi o material de áudio utilizado pelos alunos na preparação para as aulas. Visei principalmente a verificar as características desse material em relação à afirmação dos documentos oficiais da rede de escolas de que o curso adota uma abordagem comunicativa. Para tanto, realizei uma análise dos áudios do método e do material escrito, que consiste em parte em uma extensão do material de listening (transcrições). Após a análise dos dados, é possível apontar que o método baseia-se principalmente nos pressupostos característicos do método áudio-lingual, os quais são focados em atividades de repetição e memorização e em substituição de palavras/formas dentro de estruturas fechadas.pt_BR
dc.description.abstractThe aim of this study is to analyze the teaching material used by a private English school from Porto Alegre, which is a franchise that can be found throughout Brazil. I intend to verify the extent to which this material is consistent with the theoretical and methodological premises announced by the school. The main focus of this study was the listening material used by the students in their preparation for classes. My main goal was to check the characteristics of the material in relation to the statement found in the schools’ official documents that the course adopts a communicative approach. In order to do that, I conducted an analysis of the audio CDs and the written method, which consists mainly of an extension of the listening material (transcriptions). After analyzing the data, it is possible to point out that the method is mainly based on the assumptions characteristic of the audio-lingual method, which are focused on repetition, memorization and substitution of words/forms within closed structures.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectListeningen
dc.subjectEnsino de língua estrangeira (inglês)pt_BR
dc.subjectEnglish languageen
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectTeaching materialen
dc.subjectTeachingen
dc.subjectAudiolingual methoden
dc.subjectCommunicative approachen
dc.titleO material didático de um curso livre de Porto Alegre : incoerência entre o discurso institucional e a práticapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000900875pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationLetras: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples