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dc.contributor.advisorSilva, Marta Isaacsson de Souza ept_BR
dc.contributor.authorBellotto, Lisandro Marcos Pirespt_BR
dc.date.accessioned2013-10-08T01:48:27Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/78676pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa tem por proposta central investigar de que forma as imagens virtuais podem agenciar processos criativos no campo teatral. Para tanto, elaborei uma metodologia onde a noção de “Criação Sistêmica” articula um jogo dinâmico de troca de materiais criativos para a cena, através dos sujeitos participantes. O resultado cênico foi partilhado através do experimento prático “Um Títere de Si Mesmo”, onde imagens virtuais serviram de fonte de provocação e desestabilização entre os artistas envolvidos. Em memorial reflexivo, relato a caminhada e as Inúmeras transformações habitadas Pelas imagens: o texto, o corpo, o vídeo, a música e a representação. Foram empregados materiais disponibilizados pela Internet e equipamentos como câmeras e projetores para construções virtuais sobre a cena. Para análise da metodologia empregada e seus resultados, foram utilizados os teóricos Roland Barthes, Lúcia Santaella, Gerard Genette, Pierre Lévy, Edgar Morin, Béatrice Picon Vallin, Marta Isaacsson, Jackeline Pinzon, Renato Cohen, Patrice Pavis, Josette Féral, Antonin Artaud, entre outros. Em termos poéticos, a experimentação reflete a hibridação do ator com as mídias audiovisuais, observando princípios do teatro e da performance.pt_BR
dc.description.abstractThe main proposal of the research is to investigate how the virtual imagens can Shoot creative process in the theatrical field. Then, a methodology was elaborated in wich the idea of “systemic creation” articulates an exchange of materials into theatrical dynamic stage allowed by the performer and his team. The result was shared in a pratical experiment called “A Puppet of Yourself”, where virtual images have served like provocation and destabilization between the artists. In reflexive memorial, its related the progress and the modification of the images: the text, the body, the video, the music and the representation. Material available on the Internet and equipment like cameras and projectors were used for construction in the stage. To analyze the methodology elaborated and its results, we choosed theoreticians as Roland Barthes, Letícia Santaella, Gerard Genette, Pierre Lévy, Edgar Morin, Béatrice PiconPVallin, Marta Isaacsson, Jackeline Pinzon, Renato Cohen, Patrice Pavis, Josette Féral, Antonin Artaud and others. In poetics terms, the experiment reflects the hybridization between actor and the audio visual medias, attent to theater and performance art principles.en
dc.format.mimetypevideo/x-msvideo
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectVirtualen
dc.subjectTeatro : Tecnologiapt_BR
dc.subjectImagem virtualpt_BR
dc.subjectPerformanceen
dc.subjectPerformance (Teatro)pt_BR
dc.subjectImagesen
dc.subjectHibridationen
dc.subjectMídias digitaispt_BR
dc.subjectHibridaçãopt_BR
dc.titleUm Títere de si mesmo : a imagem como interface dos jogos estabelecidos em uma criação sistêmicapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000900393pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Artes Cênicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


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