Show simple item record

dc.contributor.advisorSchnaid, Fernandopt_BR
dc.contributor.authorFerreira Filho, Raymundo Carlos Machadopt_BR
dc.date.accessioned2007-06-06T19:09:33Zpt_BR
dc.date.issued2005pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/7731pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho, descreve-se o processo de produção de tecnologias educacionais e de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), relacionando-as ao uso do ensino em Engenharia Geotécnica. Desenvolveu-se um sistema de informação baseado num modelo que integra recursos educacionais produzidos em diferentes formatos eletrônicos e um software baseado na Web para gestão destes recursos e das informações da disciplina Fundações. O software, denominado ENGEO, auxilia a estruturação do conhecimento envolvido no domínio de aplicação, fornecendo ao professor, ou equipe de gestão, ferramentas remotas de administração dos conteúdos e dos recursos educacionais. Aos alunos, a aplicação ENGEO fornece disponibilidade de informações e de conteúdo em um ambiente flexível. Este aplicativo foi desenvolvido para o curso de Engenharia Geotécnica, particularizado para Engenharia de Fundações, com o objetivo de introduzir e incentivar a utilização de sistemas baseados na Web para compartilhamento de conteúdo das disciplinas, implementar Tecnologias de Informação e Comunicação em aplicações para fins educacionais e fomentar discussões a respeito da identidade e perfil do Engenheiro e o papel da TICs no processo de formação do profissional de Engenharia.pt_BR
dc.description.abstractThis research describes and analyzes the production of an educational applicative based on Communication and Information Technologies (ICTs) developed for the field of Geotechnical Engineering. An information system based on a model that integrates produced educational sources in different digital formats and a Web software developed for management of these sources is described. The software, denominated as ENGEO, contains information related to the subject of Foundation Engineering. It assists structuring the knowledge in the domain of application, organizing in the Web various medias related to the subject, enabling remote administration by the lecturer or management team from tools implemented using Information and Communication Technologies (ICTs). Attempts are made to produce free and flexible assess to students of the contents of course. The experience was designed to stimulate a debate on the needs and identity of engineers and to put into perspective the role of ICTs in producing such identity.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectInformation systemsen
dc.subjectEngenhariapt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectTechnological educationen
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.subjectEngineering educationen
dc.subjectGeotecnicapt_BR
dc.subjectComputer science in educationen
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectGeotechnical engineeringen
dc.subjectInformation and communication technologiesen
dc.subjectEducational Technologyen
dc.titleContribuições ao uso de novas tecnologias da informação e comunicação no ensino de engenhariapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000554887pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2005pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record