Ferramenta de etiquetação de vídeos para o padrão brasileiro de objetos de aprendizagem
Visualizar/abrir
Data
2013Orientador
Co-orientador
Nível acadêmico
Graduação
Resumo
Existem diversos repositórios educacionais, que são utilizados para catalogação e busca de objetos de aprendizagem, que podem se apresentar em diversas formas, como textos ou vídeos. Esse trabalho consiste na proposta e implementação de uma ferramenta para segmentação de vídeos educacionais. Uma deficiência comum aos repositórios educacionais é o suporte que se dá à catalogação de objetos multimídia, embora existam padrões de metadados que possuem suporte à segmentação de vídeo. Essa carência s ...
Existem diversos repositórios educacionais, que são utilizados para catalogação e busca de objetos de aprendizagem, que podem se apresentar em diversas formas, como textos ou vídeos. Esse trabalho consiste na proposta e implementação de uma ferramenta para segmentação de vídeos educacionais. Uma deficiência comum aos repositórios educacionais é o suporte que se dá à catalogação de objetos multimídia, embora existam padrões de metadados que possuem suporte à segmentação de vídeo. Essa carência se deve ao fato de não existirem interfaces adequadas para que esse recurso seja utilizado. A proposta do trabalho é o estudo e o desenvolvimento de uma ferramenta com interface de boa usabilidade que permita ao usuário a aplicação de etiquetas semânticas a segmentos de vídeo, utilizando o suporte dado pelo padrão OBAA. Para isso, é feito um estudo sobre os metadados oferecidos por esse padrão e um estudo sobre a forma de interação com dados multimídia. A partir disso, são realizados experimentos com usuários e integração da interface com um repositório que utiliza o padrão OBAA. Espera-se, com isso, dar início à obtenção de um número maior de metadados multimídias para que em trabalhos futuros seja efetuada uma busca mais efetiva por esse tipo de conteúdo. Através da avaliação com usuários, conclui-se que as ferramentas para segmentação de vídeo devem oferecer recursos para que o usuário consiga se contextualizar facilmente em relação ao vídeo e que possa trocar o nível de detalhamento temporal para marcação de segmentos mais precisos. Esses recursos devem ser incorporados com elementos de fácil interação como utilização de botões para marcar os pontos de início e fim do segmento. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Informática. Curso de Ciência da Computação: Ênfase em Ciência da Computação: Bacharelado.
Coleções
-
TCC Ciência da Computação (1024)
Este item está licenciado na Creative Commons License